Um olhar psicológico sobre os “meninos e meninas que moram nas ruas”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7ANEXOS......................................................................................................................8
INTRODUÇÃO

O Brasil é um país em vias de desenvolvimento e apesar das melhorias evidenciadas pelas variáveis econômicas, o mesmo continua sendo o chamado país doterceiro mundo, mesmo sendo visto pela sua grandeza territorial, potencial econômico e diversidade cultural. Ás vezes fechamos os olhos para questões cotidianas mais pertinentes da arena social ou familiar,descritas pela precariedade e falta de recursos que atendam a questões de base que dão condições dignas ao ser humano.
No entanto, a realidade nos convida a repensar nossas atitudes epolíticas de desenvolvimento no sentido macro, contemplando desenvolvimento e integração infanto-juvenil para as nossas crianças e jovens de modo a evitar vícios e mazelas que afetam a sociedade como umtodo.
Banidos na exclusão social, esses jovens reinventam a instrumentalização de estratégias de sobrevivência como de forma de inclusão social, fundada em valoresdiferenciados dos padrões socialmente estabelecidos. Ferreira (1979)
Mas quem são essas crianças? E como chegaram a essa condição? É no intuito de responder essas e outras indagações, quedesenvolvo este trabalho, para que assim possamos entender um pouco mais sobre esses indivíduos que parecem esquecidos no tempo e no espaço, por seus familiares, amigos, governantes e porque não dizer portoda a sociedade.
Na tentativa de entender esse problema é que discutiremos sobre os Meninos e meninas que moram nas ruas, com abordagem através das teorias psicológicas estudadas atéagora.

DESENVOLVIMENTO

A exclusão social, infelizmente se caracteriza como uma das seqüelas mais marcantes da estratificação social ou criação de grupos sociais ou classes, um fato...
tracking img