Um olhar psicológico sobre os “meninos e meninas que moram nas ruas”.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO 7

DADOS LEVANTADOS NO ROTEIRO DE PERGUNTAS 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

Psicologia, ciência originada na Grécia antiga, é a ciência queestuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos tendo como principal objeto de estudo a subjetividade humana, é com a ajuda desta ciência que vamos fazer uma abordagem do problema social que são as crianças moradoras de rua.
A impressão imediata que a sociedade tem das crianças moradoras de rua é de crianças sujas, violentas e drogadas, sem observar comatenção o que é ser uma criança nesta situação. Por isso é importante uma analise psicologia destes indivíduos que estão à margem da sociedade.
Tendo como base os questionamentos e o tema proposto este estudo tem como objetivo discutir o problema que são as crianças moradoras de rua e descobrir quais os motivos e causas que levam as crianças a abandonarem seus lares e suas famílias paramorarem nas ruas, como também quais os possíveis danos causados no seu desenvolvimento.



DESENVOLVIMENTO

Não é difícil se deparar com crianças moradoras de rua em qualquer lugar do Brasil principalmente em locais de grande concentração de pessoas, como nos centro das cidades, nos terminais de transportes coletivos, em baixo de semáforos pedindo esmolas, vendendo doces oulimpando pára-brisas para sua sobrevivência nas ruas. São meninos e meninas na sua maioria com idade entre 5 (cinco) e 12 (doze) anos que por vários motivos e fatores estão jogados a própria sorte.
Sempre sujas com dificuldades para encontrar um local onde possam tomar banho e lavar suas roupas, a falta de higiene é uma constante na vida das crianças de ruas.
Famintaspassam o dia tentando conseguir algum dinheiro para comprar comida ou pedindo o próprio alimento geralmente em casas ou em estabelecimentos como bares, lanchonetes e restaurantes.
Sem família, rejeitadas e tratadas com indiferenças pelas pessoas com quem tentam interagir, as crianças de rua são muito solitárias e essa falta de atenção pode motivar elas a roubar, usar drogas e a seenvolver com a prostituição.
Como se não bastasse todas as adversidades enfrentadas por essas crianças, todos os dias, elas ainda tem que encarar a violência em todas as suas formas tanto física como psicológica.



possiveis causas sociais e psicologicas que levam as criaças a morarem nas ruas

Causas Sociais
A desigualdade social de uma forma geralpode levar uma criança a abandonar seu lar e ir para a rua. Destaque para:
a) Criança com mãe prostituta: muitos filhos de prostitutas, porem bem criados, fogem de casa quando descobrem as atividades de sua mãe. Criança saída de uma família de drogados: Quando os pais são drogados, a vida é insuportável para a criança que busca rapidamente sua independência.
b) Crianças demendigos: Os mendigos têm crianças que também viverão na mendicância.
c) Criança que tem mãe e/ou pai na prisão: Acontece, muitas vezes, que adultos são presos sem que ninguém se preocupe com a vida dos seus filhos que ficam completamente abandonados.
d) Criança saída de uma família de drogados: Quando os pais são drogados, a vida é insuportável para a criança quebusca rapidamente sua independência.


Causas Psicológicas
O grande fator das causas psicológicas é a desestrutura familiar, a falta de atenção e cuidados podem levar a acriança a fugir de seu lar e ir morar na rua.
a) Famílias desestruturadas: Criança rejeitada pelo padrasto ou pela madrasta.
b) Criança órfã de pai e mãe: A criança é,...
tracking img