Um olhar imperial e a invenção da África
* Olhar imperial
Começaremos falando sobre o primeiro sub-tópico que é o “olhar imperial”. Os povos ocidentais, sempre foram conhecidos ao longo dos anospor terem uma maior capacidade e inteligência em relação aos outros povos sendo assim coube a eles contar a história e “classificar” os outros povos ao redor do mundo, entretanto eles cometeramseveros erros ao escrever sobre a África, com isso o termo africano acabou ganhando um significado “preciso”: negro, e sendo atribuído a este adjetivos como, frouxo, fleumático, indolente e incapaz. Comoeles só tinham acesso à parte norte da África que tem fácil acesso pelo mediterrâneo, a “áfrica propriamente dita” que fica ao sul do Saara, acabou ficando sem história, na escuridão, e com isso ospovos que ali habitam, acabaram sendo taxados de selvagens, irracionais, preguiçosos e incapazes de contribuir para a sociedade. Então, por não se ter uma história sobre esse continente, as pessoasacabam achando ainda hoje, que a áfrica está fechada, sem contato com o resto do mundo, um “eldorado” recolhido em si mesmo, por causa desse pensamento o povo que ali viveu, foi considerado “dispensável” efoi escravizado, e hoje ainda a idéia que se tem deles mesmo que equivocada é que, eles são relaxados, preguiçosos e “sem cultura”.
* Repensando o continente africano
Documentos encontrados naÁfrica e na Europa mostram um intercambio entre as áfricas que destaca a historia das sociedades subsaarianas e a complexidade de suas organizações sociais e políticas. Nos meados do século xx que ahistoriografia e a antropologia da áfrica começaram a ser reconhecidas e foram tratadas de forma critica assim abriu possibilidades para que os preconceitos fossem revistos. Um importante trabalho foi dasociété africaine de culture com a revista presence africaine que se dedicaram a elaborar uma historia sobre a áfrica na época pre-colonização para resgatar os elementos culturais africanos que... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Um olhar imperial e a invenção da áfrica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Um-Olhar-Imperial-e-a-Inven%C3%A7%C3%A3o/94971.html

MLA

"Um olhar imperial e a invenção da áfrica" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Um-Olhar-Imperial-e-a-Inven%C3%A7%C3%A3o/94971.html>.

MLA 7

"Um olhar imperial e a invenção da áfrica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Um-Olhar-Imperial-e-a-Inven%C3%A7%C3%A3o/94971.html>.

CHICAGO

"Um olhar imperial e a invenção da áfrica." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Um-Olhar-Imperial-e-a-Inven%C3%A7%C3%A3o/94971.html.