Um olhar antropologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HOMOSSEXUALIDADE: UM OLHAR ANTROPOLÓGICO

>Como a Antropologia se interessa pela diversidade cultural e os antropólogos trabalham mais com experiências sociais particulares, a pesquisa antropológica não permite grandes generalizações. Falar em homossexualidade do ponto de vista antropológico, é mostrar como a homossexualidade é encarada em diferentes sociedades estudadas e dizer que paracompreendê-la é necessário conhecer as normas de comportamento masculino e feminino de cada sociedade, como foi demonstrado nos trabalhos de Margaret Mead (1969).
>
>Há mais de treze anos estamos realizando pesquisa sistemática sobre religião afro-brasileira no Maranhão (desde 1984), especialmente sobre o Tambor de Mina da capital, dando ênfase à questão das entidades espirituais caboclas.Como nossa área de pesquisa não é a homossexualidade e não temos privilegiado em nossos trabalhos as questões de gênero, vamos fazer aqui umas colocações gerais e pinçar alguns elementos relativos a homossexualidade presentes na religião afro-brasileira.
>
>A homossexualidade, se é que não existe em todas as sociedades humanas e animais, é uma experiência muito recorrente. Mas, como todos oscomportamentos humanos, é normatizado pela sociedade e profundamente influenciado pela cultura. Por essa razão, manifesta-se de formas diferentes, é vista de modo bastante diferente nas diversas sociedades estudadas, e varia de época para época.
>
>A comparação de diversos contextos socioculturais mostra que, além da frequência da homossexualidade variar de sociedade para sociedade, emalgumas pode ser mais encontrada no sexo masculino, em outras pode ser mais visível entre pessoas do sexo feminino. Em algumas sociedades é muito estigmatizada e o homossexual é objeto de discriminações, zombarias e de atrocidades, que podem levar à sua morte, por suicídio ou por homicídio. Em outras sociedades, se não é encorajada ou desejada, tende a ser olhada com certa naturalidade.>Atualmente no Brasil, o "movimento gay" (muito atuante nos congressos de Antropologia, devido à liderança de Luiz Mott, professor da UFBA), luta para que a homossexualidade possa ser aceita socialmente, como uma preferência sexual legítima (e não como um desvio de comportamento), luta para que o homossexual possa ser visto como uma pessoa normal, do ponto de vista clínico e social e deixe de seravaliado negativamente e preterido por pertencer àquela categoria (a exemplo do que ocorre em outras sociedades modernas atualmente).

>A pesquisa antropológica pode contribuir para a explicação da gênese da homossexualidade, apontando fatores socio-culturais que podem favorecer o seu surgimento, tais como:

>1) o contato prolongado entre pessoas do mesmo sexo e o afastamento das de sexooposto, como acontece nos conventos, colégios internos, hospitais, quartéis, prisões e terreiros de Mina mais tradicionais, etc.;

>2) a ausência do pai ou a superioridade da mãe em sociedades machistas, como acontece no Brasil, freqüentemente, em famílias de baixa renda;

>3) exigências absurdas e falta de alternativas para as pessoas do sexo masculino ou do feminino (como discriminação emcertas atividades profissionais), etc.

>Mas, atualmente, a Antropologia tem se debruçado mais sobre a questão do homossexual como minoria social, como parte de um segmento dominado, discriminado, marginalizado socialmente, tal como as mulheres, os negros, os índios, os ciganos (citando apenas os que têm sido mais estudados). A Antropologia tem também realizado pesquisa, geralmenteparticipante, sobre o "movimento gay".

>Em geral o homossexual é também minoria do ponto de vista estatístico, o que nem sempre ocorre com outras minoria sociais, como é o caso no Brasil das mulheres, dos negros e mesmo dos índios (de modo geral, em alguns estados, ou em algumas localidades afastadas das áreas urbanas). Embora o "movimento gay" levante a questão de que muitas pessoas que são...
tracking img