Um olhar antropologico sobre a india

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CABO FRIO

Antropologia
Cultural
Antropologia
Cultural

Universidade Estácio de Sá
Cabo Frio- 2013

Universidade Estácio de Sá |
Antropologia Cultural |
Índia: cores, costumes e sabores. |
|
Eliane Martins, Giselle Cristine, Hellem Cardoso, Jaqueline dos Santos e Kátia dos Santos. |
05/03/2013 |

Um olhar sobre a Índia nos seguintes aspectos: formação social, cultural,política e econômica. Focado em questões culturais. |

O Perfil do país
A Índia é uma das mais antigas civilizações do mundo, com uma variedade caleidoscópica e rica herança cultural. Durante os 65 anos desde a sua independência, o país alcançou progresso socioeconômico e tem se tornado autossuficiente na produção agrícola, se tornando um dos países mais industrializados do mundo e uma daspoucas nações a se lançar no espaço para conquistar a natureza em benefício da humanidade. Seu território é de 3.287.263 m2 e se estende desde os picos do Himalaia cobertos de neve até as florestas tropicais do sul. Como o sétimo maior país do mundo, a Índia se diferencia do restante da Ásia, sendo marcada por montanhas e pelo mar, o que confere ao país uma distinta entidade geográfica. Delimitadaspela Grande Cordilheira do Himalaia ao norte, se estende ao sul e no Trópico de Câncer se estreita no Oceano Índico, entre o Golfo de Bengala a leste e o Mar Arábico a oeste.
Posicionada completamente no hemisfério norte, sua área se estende entre as latitudes norte 8° 4′ e 37° 6′, e longitudes leste 68° 7′ e 97° 25′, e mede cerca de 3.214km de norte a sul dentro dos extremos das latitudes e porvolta de 2.933 de leste a oeste, nos limites das longitudes. Sua faixa de fronteira é de 15.200km e a extensão do seu litoral, Ilhas Laquedivas, Andamão e Nicobar é de 7.516,6 km.
A vasta planície central é caracterizada pela presença de três rios: Ganges, Indo e Brahmaputra. No extremo sul do país, uma grande região é ocupada pelo planalto do Decão. Seu nome faz referência ao rio Indo, que vem dopersa Hindu, que, por sua vez, provém do sânscrito Sindhu. No idioma hindi, o nome do país é Bharat, que pertencia a um antigo reino local. Uma invasão ariana, ocorrida entre 1500 e 1200 a.C., foi responsável pelo início da urbanização.

Formação histórica e sociopolítica
As evidências indicam que possivelmente durante o neolítico, os habitantes do subcontinente foram assimilados pelas tribosinvasoras drávidas, que provavelmente vieram do oeste. Segundo os descobrimentos arqueológicos do vale do Indo, a civilização desenvolvida pelos drávidas é comparável em esplendor às civilizações da antiga Mesopotâmia e do Egito. Até meados do III milênio a.C., a Índia drávida sofreu a primeira de uma série de invasões de tribos, do grupo lingüístico indo-europeu, conhecidas como indoarianas (verVedas). Quase tudo o que se conhece com segurança da situação política é que no decorrer do I milênio a.C. se estabeleceram 16 estados autônomos. Os reinos mais importantes foram Avanti, Vamsas e Magadha, que em meados do século VI a.C. se transformou no reino dominante.
Durante o reinado de seu primeiro grande rei Bimbisara (543-491 a.C.), Buda e Vardhamana Jnatiputra ou Nataputta Mahavira,fundadores do budismo e do jainismo respectivamente, pregaram e ensinaram em Magadha. No ano 321 a.C. Chandragupta tomou o controle de Magadha, fundou a dinastia Maurya de reis indianos, estendeu sua soberania sobre a maior parte do subcontinente e converteu o budismo na religião dominante. Das dinastias que apareceram no período que se seguiu à queda dos Mauryas, os Sunga são os que mais tempopermaneceram no poder, por mais de um século. O principal acontecimento desse período (184-72 a.C.) foi a perseguição e o declínio do budismo, e o triunfo do brahmanismo, com o qual o sistema de castas se estabeleceu com força na estrutura social.
Em 320 um marajá de Magadha chamado Chandragupta I, conquistou os territórios vizinhos e fundou um novo regime imperial e a dinastia Gupta. Seu neto...
tracking img