Um novo olhar para a terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE INTERVENÇÃO – ESTÁGIO II
2- DADOS DO PROJETO
2.1- Título de Projeto
Um novo olhar para terceira idade.
2.2- Local de desenvolvimento das atividades
CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social
2.3- Área de abrangência (ex: região, bairro, cidade)
Vila Delmiro - São José do Belmonte PE-
3- Problema Diagnosticado
Alto índice de violência e negligência contrapessoa idosa.
4- Objetivos
4.1- Geral
Orientar os familiares e a comunidade contra a violência e negligência à pessoa idosa, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
4.2- Objetivos Específicos
● Motivar os idosos a participarem do Centro de Convivência já existente no município.
● Estimular os idosos e a comunidade trabalhada a denunciar aos órgãos competentes as diversas formasde violência.
* Informar aos idosos, cuidadores e familiares sobre os direitos da pessoa idosa e as devidas punições no descumprimento das leis.
* Encaminhar os casos encontrados aos órgãos municipais competentes (CREAS, Conselho do Idoso, Ministério Público ) para tomarem as devidas providências.

5- Justificativa
Em todo o mundo o contingente de pessoas idosas tem aumentadorapidamente. No Brasil, o envelhecimento da população é reflexo do aumento da expectativa de vida. O IBGE divulgou recentemente pelo censo 2010, que a população com mais de 65 anos de idade equivalia a 5,9% em 2000, chega a 7,4% em 2010, e estima-se que em 2020 esse grupo atinja os 30 milhões de pessoas, chegando aos 13% da população brasileira.
Os avanços da ciência garantem uma maior expectativa devida, porém o desafio consiste em além de viver mais, viver melhor. No entanto, ainda é pequeno o interesse da sociedade e do Estado pelo envelhecimento humano, na garantia de seus direitos fundamentais.
Com base no Diagnóstico Social realizado em uma das áreas mais vulneráveis do município de São José do Belmonte, na Vila Delmiro, percebeu-se um número significativo de violência e negligênciacontra pessoa idosa. Frente a esta realidade, embasando-se na Política Nacional do Idoso: ”a família, a sociedade, e o Estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem estar e o direito a vida”. (Inciso I, Artigo 3°). E ainda, no artigo 4° do Estatuto do Idoso, o qual protege o idoso de qualquer tipo deviolência, opressão, maus tratos e assegura a punição aos que descumprirem as Leis.
Faz-se necessário a criação de um Projeto de Intervenção, que apresente os idosos como pessoa humana e sujeito de direito; Orientando os familiares e a comunidade trabalhada a protegê-los contra os maus tratos, abuso, negligência ou qualquer outro tipo de violência que venha ferir sua dignidade e qualidade de vida.Busca-se ainda, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, resgatando a autonomia e o protagonismo da pessoa idosa, levando assim todos perceber que o envelhecimento é uma fase da vida como qualquer outra, com limitações, vantagens e desvantagens.
6- Público Alvo/ Beneficiário
Idosos e familiares residentes na Vila Delmiro.
7- Descrição do espaço físico e dos equipamentos necessáriospara o Desenvolvimento das atividades.
Espaço físico com capacidade para pessoas devidamente sentadas, com luminosidade adequada, bem ventilada, banheiro e acessibilidade. Quanto aos equipamentos necessários vamos utilizar notebook, data show, câmera digital, pendrive, Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso, folder informativo sobre os direitos da pessoa idosa.
7.1-  Relação de atividadese datas de execução (Gráfico Gantt).
 8- Parceiros técnicos/Financeiros
CREAS, Secretária de Assistência Social, Conselho do Idoso, Centro de Convivência do Idoso, Pastoral do Idoso.
9- Produto do Projeto
Orientar o Público alvo contra a violência à pessoa idosa, no reconhecimento dos seus direitos através de palestras e momentos reflexíveis.
10- Impactos Esperados
Promover a mudança de...
tracking img