Um longo caminho para o horizonte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O documentário Meu Brasil dirigido por Daniela Broitman apresenta o Fórum Social Mundial através da visão de um grupo de lideres comunitários. Pessoas simples que nasceram na adversidade e que fazemda busca de melhorias para suas comunidades o sentido da vida. São histórias diversas mas com semelhanças marcantes: a pobreza, a esperança e a vontade de lutar.
Moradores de comunidades carentes edesasistidas pelas autoridades, essas pessoas mobilizam-se de forma instintiva e empírica, atuando fervorosamente contra as condições impostas pela injustiça global. Famílias com nenhum acesso aosaneamento básico, educação e consciência de cidadania vivem a margem da sociedade. Vitimas históricas das discriminação aos escravos e aos pobres. Essas pessoas colhem os frutos da abolição não assistida:viverem a margem da sociedade e serem discriminados. Criando em certos casos um “conformismo” com a condição que esta, como um líder comunitário que ao falar de sua comunidade em Belfort Roxo falaque ali não é um lugar muito violento. Local que no fim dos anos 80 foi taxado pela ONU como o mais violento do Mundo.
O Fórum Social Mundial gerou para esses líderes um novo fôlego as suas causas. Quepor muitas vezes não tem idéia de como e para que se organizar. A importância da troca dessas pessoas com outras lideranças, ajudando-os a organizar o movimento e tornarem-se uma força maior. Prontapara reagir e alcançar um mundo melhor. Pois sem essas mobilização os preconceitos e barreiras acabam limitando o acesso as autoridades, que só acham necessário o contato com esses em épocas deeleição ou exposição dos problemas sociais na mídia.
Mudança através dos movimentos populares, fará sim, diferença. O caminho é longo, árduo e infindável, pois a desigualdade cada dia é mais acentuada. Mascomo cita um dos palestrantes, precisamos continuar caminhando para o horizonte.
Um fato marcante no documentário é o canto da Gaúcha que inicia e termina o filme. Isso fortalece a idéia que a...
tracking img