Um guia introdutorio da filosofia e seus interpretes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

UM GUIA INTRODUTÓRIO A FILOSOFIA E SEUS INTÉRPRETES

POR LARYSSA SILVA LIMA

A Filosofia surge no final do século VII a.C, na Grécia. Isso explica o fato dos grandes e mais conhecidos filósofos terem origem grega, como Aristóteles, Platão e Sócrates. Tales de Mileto é compreendido pela história como oprimeiro a praticar essa ciência filosófica.
Esses filósofos são os que demarcaram a historia da filosofia e a historia do pensamento filosófico, foram escolhidos pelo autor por esse motivo, sobressaem sobre os demais. Eles são os filósofos que demarcaram e separaram suas épocas com seus pensamentos. Criam ciências que receberam o seu nome.
Na sua fase de surgimento, a filosofia tem comocaracterística a visão racional dos fatos, tenta-se através dessa ciência dar respostas aos questionamentos, sem deixar as dúvidas no ar, questiona-se explicações pré- estabelecidas pelos mitos, há também a generalização dos fatos.
Os filósofos movem-se nesse momento pelo desejo de observar os fatos para assim responder essas questões, principalmente voltadas para a origem do mundo, origem das pessoas,sobre a morte, entre outros fatos até então duvidosos.
A mitologia tem em Hesíodo e Homero dois grandes escritores, ambos abordavam a questão da origem dos deuses (teogonias) e produção do mundo (cosmogonias). Encontram também no Orfismo grandes ensinamentos. O Orfismo tinha como temas o culto às almas, esperanças no além, seguindo uma grande influência da teologia e cosmogonia.

PLATÃOPlatão nasceu em Atenas ou Engina. Vindo de uma família da aristocracia em Atenas, o filósofo teve uma educação voltada para religião. Estudou muito a arte da retórica, da argumentação. O que definitivamente o influenciou na formação de seu pensamento filosófico. Platão era discípulo de Sócrates, com quem conviveu durante anos.
Platão é considerado por muitos como maior filósofo de sua época,escreveu cartas, tratados e diálogos. A grande centralidade do pensamento de Platão está na posição do filosofo na sociedade, para ele a função do filosofo seria o de governar ser o filosofo rei. Para ele, o filosofo era o mais sábio, com mais visão que as demais profissões, sendo a melhor escolha como governante. A sabedoria do filosofo dominaria o poder, diminuindo a corrupção e levando a umEstado melhor. Para isso, o filosofo deveria estar associado à pedagogia. Nesse momento, Platão transparece sua visão de governante ideal baseado na sua vida, já que ele também praticava a pedagogia e era filosofo. A discussão pelo discurso era a técnica que ele pregava para poder persuadir e convencer as pessoas. Homem e mundo não poderia se separar, sendo o demiurgo responsável pela criação tantodo homem, como do mundo.
O filosofo vê ser e saber associados, existindo dois mundos distintos, o mundo sensível e o mundo inteligível. Partir-se-ia da opinião (doxa) para se chegar a episteme (ciência). A ciência é vista como saber verdadeiro e racional. O saber inteligível se liga as esferas divinas, sendo a divindade, imortalidade, etc. O demiurgo criaria o mundo, tempo, alma. Alma e corpopossuem grande interação para Platão.
A política de Platão baseava-se na cidade, que teria de ter leis para melhor ser governada. A moral estaria empregada na busca das virtudes, da perfeição, da fidelidade. A política mostra onde as diferenças sociais se acentuam. A cidade deveria ser justa.
A importância de Platão é tanta que se chega a fundar uma escola com seu nome, a escola Platônica.Tendo como base a dualidade dos mundos: material e dos deuses.
Duas obras de destaque de Platão são Teeteto e A República. Em Teeteto, obra composta por diálogos, nela tenta-se superar os conflitos entre justiça e verdade, justiça e poder. O objeto da filosofia seria pensar, e o filósofo seria responsável por fazer as pessoas pensarem.
A República é uma das principais obras de Platão,...
tracking img