Um golpe do destino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme é centrado na vida de um renomado cirurgião, arrogante, egoísta e até mesmo indiferente aos seus pacientes, chegando a referir-se a eles como números, leitos ou pelaenfermidade que os acomete. Em sua vida pessoal percebe-se o afastamento criado entre ele e sua esposa, como também em relação ao seu filho, devido à falta de tempo e aos seusinúmeros compromissos.
Tudo isso começa a mudar depois que o doutor percebe que aquela tosse, ignorada há certo tempo, começa a se agravar, chegando a certa ocasião cuspir sangue.Quando se submete a exames específicos descobre, através de uma frase fria e direta, o que acometia sua garganta: “você tem câncer”.
A partir desse momento o médico, antesseguro de si e autossuficiente, passa a demonstrar fragilidade e angústia diante de seu quadro. Agora ele não se via mais na condição de médico e sim de paciente, assim, sente oque é enfrentar a burocracia e a indiferença dos médicos, o que é esperar por horas o resultado de um exame, o que significa ser apenas mais um número. Ao passo que vai percebendoo quanto está sendo maltratado como paciente, vai mudando seu comportamento, inclusive com seus próprios pacientes. Percebe a importância de explicar-lhes o procedimento que estásendo adotado, a importância de chamá-los por seus nomes, de dar-lhes atenção e de tratá-los como pessoas. Uma cena que chama a atenção para isso é quando leva seus residentes auma determinada ala do hospital e fala da importância de saber lidar com o paciente, afirma que para saber isso a melhor forma é se passar por paciente e sentir a angústia e omedo do mesmo, por isso avisa que a partir daquele momento os residentes seriam internados ali mesmo e passariam pelo procedimento padrão ao qual seus pacientes seriam submetidos.
tracking img