UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTREA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO EM PSICANALISE E AS ESTRUTURAS CLINCAS

988 palavras 4 páginas
A psicanalise é uma teoria que tem por base estudar a constituição do sujeito do homem. Ela vira a falar como se da esse desenvolvimento do sujeito e quais são as causas que se podem ter se essa constituição não se der de maneira correta podendo o sujeito se estruturar em três formar de estruturas clinicas nos quais são: psicose, neurose e perversão. Para se poder falar da estruturação do sujeito em psicanalise é necessário falar sobre a estrutura do psiquismo e do aparelho simbólico, sendo sem essas estruturas o ser humano não se estrutura como tal. A psicanalise vem dizer que o sujeito se constitui na sua relação com o outro. Onde esse sujeito e subvertido e dividido pela linguagem e parcialidade da pulsão, para poder falar dessa construção do sujeito falaremos sobre a primeira experiência de satisfação, onde se supõe um momento que começa a formação do aparelho psíquico, onde prioriza a necessidade de outro para exercer o papel. (FARINHA)
A primeira relação com que o ser humano se debate é com a falta, que é algo que lhe falta como ser, onde diz que ele não é todo e sim um ser faltante onde a uma carência orgânica que é a ausência de respostas instintivas e uma carência que é simbólica que lhe falta algo porem ele não sabe ainda. Um “bebe”, não tem condição nessa fase de saber diferenciar quem é ele e quem é o Outro, por isso a relação primordial é com e com as faltas que o mesmo apresenta. (FARINHA)
O sujeito de que estamos falando só vem ao mundo pela falta do outro, onde o mesmo precisa de um ser que lhe supra suas necessidades básicas de inicio, onde futuramente assumira um lugar de um Grande Outro, quando sujeito passa a ter desejos pulsionas, não a apenas de necessidades físicas e biológicas como era no inicio.
Para que isso ocorra é necessário uma presença/ausência ( - + - + - + -...), não poderá se pensar em um sujeito dividido ($). Após essa faze o sujeito passa por um período onde suas necessidades ou vontades pulsionais não serão atendidas ou

Relacionados