Um estudo sobre a ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A única e autêntica liberdade do ser humano é a do espírito, de um espírito não contaminado por crenças irracionais e por superstições talvez poéticas em algum caso, mas que deformam a percepção da realidade e deveriam ofender a razão mais elementar.”

José Saramago

Nesse trabalho, iremos analisar a concepção de ideologia e o seu uso como instrumento de dominação, com diversos exemplos emconceitos que são frequentemente considerados naturais e intrínsecos à sociedade, quando, na realidade, nada mais são que uma maneira artificial, porém efetiva, de manter relações sociais de dominação entre as classes.

Inicialmente, é de bom tom falar sobre como surgem as ideologias. Embora seja incorreto falar em uma verdadeira história da ideologia, visto que esta é mutável de acordo com omomento político-econômico e se reinventa ao longo do tempo das maneiras mais diferentes, pode-se falar nos motivos que levam as ideologias a passarem a existir. Esses motivos nada mais são do que os anseios de uma classe dominante, que deseja manter, estabelecer e perpetuar relações de poder sobre outras classes.

Para explicar melhor essa situação, a melhor saída é recorrer a um conceito dopensador italiano Antonio Gramsci: a hegemonia. Segundo ele, a hegemonia, ou seja, o estado de dominação e controle do poder por uma classe social, não advém somente dos aparatos político e econômico. O que realmente define e garante que uma classe consiga se manter no poder durante um período extenso de tempo é a capacidade que esse grupo terá de impor a dominação de maneira aparentemente natural aosdominados. Ou seja, a verdadeira hegemonia está na capacidade de controle das massas através de meios que vão além da exatidão dos âmbitos político ou econômico, uma maneira de fazer a população subjugada acreditar que a estrutura desbalanceada da sociedade é, na realidade, algo correto e imutável.

E é exatamente nesse momento que entra o conceito de ideologia. Esta nada mais é do que a crença,por parte das massas dominadas, em alguma força, ser ou filosofia superior, que rege as vidas desses cidadãos e controla seus destinos. Ou seja, a ideologia é um conjunto de ideias aparentemente universais, que acabam adquirindo uma dimensão superior ao do próprio homem, e se interiorizam dentro dos indivíduos de maneira a levá-los à aceitação de uma determinada realidade, que é, evidentemente,favorável e interessante às classes dominantes.

Ela existe para legitimar essa ordem vigente, pois retira dos homens a consciência de que eles são sujeitos, agentes de suas próprias vidas e de seus próprios destinos, e a ciência de que a mudança social não apenas é algo dentro da sua capacidade, mas seu dever e sua responsabilidade. Basicamente, a ideologia é a peça fundamental para consolidarqualquer regime ou ordem baseada na dominação, ou seja, o meio de se alcançar de maneira plena a hegemonia Gramsciana.

Para isso, ela transforma fatos históricos, que são, portanto, passageiros, em situações transcendentais e eternas. A ideologia se pauta no momento vivido pela classe dominante em algum período da História para estabelecer supostas verdades incondicionais, transcendentais eeternas para todos os segmentos da sociedade, de maneira de fato artificial, mas que, com o tempo, se interioriza nas massas, tornando-se algo aparentemente intrínseco e natural para elas.

Mas como a ideologia de fato se estabelece? A teoria por trás dela está relacionada a pensadores das classes dominantes, a ideólogos, que podem ser considerados, segundo mais um conceito de Gramsci, intelectuaisorgânicos de sua classe. Ou seja, são os intelectuais responsáveis pela defesa de sua classe, os trabalhadores que irão dedicar-se ao seu grupo social. Da mesma maneira, o “partido”, ou seja, as escassas forças de resistência contra a ideologia que estão presentes entre o proletariado, são os representantes das classes inferiores na pirâmide social.

A partir dessas elaborações, no entanto,...
tracking img