Um estudo sobre motivação e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: reflexões acerca de estratégias adotadas para reforçar a motivação intrínseca de alunos em sala de aula.




Hérica Maria Ramos Jacinto Rocha[1]


Sandra Francisca Queiroz[2]






Resumo: Ao longo deste estudo destaca-se sobre a influência da motivação sobre a aprendizagem. Por meio de revisão em literatura referente ao tema, além derealizar uma diferenciação entre motivação intrínseca e extrínseca, também se destacam os problemas de aprendizagem que podem ocorrem em virtude da falta de motivação e os possíveis erros que podem ocorrem quando se utilizam recompensas externas sem critério na tentativa de reforço da motivação. Seguindo um processo de reflexão sobre os diversos teóricos que pesquisam sobre o tema, também é apresentadoum conjunto de alternativas para que os educadores estimulem a motivação intrínseca de seus alunos rumo ao objetivo de se tornarem sujeitos na construção de novos conhecimentos. Para tanto, são especificadas formas de organização da sala de aula e da escola, posturas do professores e estratégias que ensino que podem contribuir com o maior envolvimento do aluno no processo de aprendizagem.Palavras-chave: Motivação, aprendizagem, estratégias de ensino.














1 INTRODUÇÃO



O estudo da motivação em relação à aprendizagem escolar remete à tentativa de compreender o que move estruturas internas de aprendizagem nos alunos, o que é refletido, por exemplo sobre o grau de aceitação ou negação das tarefas escolares e a maior ou menor tendência a perseverarna realização dessas tarefas.
Há uma queixa muito persistente por parte de professores e de todos quantos trabalham na escola de que a desmotivação dos alunos é um problema real, de proporções preocupantes pela freqüência e, sobretudo, pelas consequências na formação dos futuros cidadãos. Assim, é de grande importância a realização de estudos que busquem tecer considerações sobre o tema.O estudo da motivação do aluno pelo professor se torna uma necessidade na medida em que ele se preocupa em envolver seus alunos com as atividades em aula e a aumentar a motivação deles para com a construção de novos conhecimentos.
Trabalhando nesta perspectiva, este estudo traz considerações sobre motivação e apresenta alguns procedimentos a serem tomados dentro da escola para que osprofessores e demais envolvidos com o processo educacional possam contribuir para reforçar a vontade de seus alunos em construírem novos conhecimentos.


2 METODOLOGIA


A metodologia de trabalho escolhida foi a pesquisa bibliográfica qualitativa exploratória, pois tem como principal objetivo um conhecimento maior de estudos já feitos por estudiosos em relação aos processos motivacionais dealunos.

Os dados coletados foram analisados, interpretados e comparados em termos qualitativos pelas pesquisadoras, o que permitiu tecer as considerações pertinentes ao tema.


3 MOTIVAÇÃO: tipos e conceituação

O termo motivação vem do verbo latino movere, que é motivo. Assim, a motivação é geralmente definida como um estado interior que estimula, direciona e mantém comportamento(BZNECK, 2000b).
Segundo Woolfolk (2000), alguns psicólogos têm explicado a motivação em termos de traços pessoais ou características individuais - necessidades, interesses, curiosidade e prazer. Outros, como um estado, uma situação temporária causada por fatores externos – recompensas, pressão social, punição, etc.
Conforme Woolfolk (2000), a motivação que deriva de fatores comointeresse ou curiosidade é chamada de motivação intrínseca. Quando se está intrinsecamente motivado, não há necessidade de incentivos ou punições, pois a atividade em si é recompensadora. Quanto a esse tipo de motivação, Guimarães (2000a), afirma que é evidente que os alunos aprendem por gostarem ou estarem interessados por determinado assunto.
Já a motivação extrínseca tem sido definida como a...
tracking img