UM ESTUDO SOBRE COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO

3575 palavras 15 páginas
UM ESTUDO SOBRE COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO

1 - Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre períodos compostos por coordenação e subordinação visando apresentar suas ramificações. Nesta pesquisa, tomaremos como base as abordagens dos autores Celso Cunha, José de Nicola, Ulisses Infante e a NGB explicando as diferenças entre os tipos de orações, além de exemplificar em sentenças e em gêneros textuais. Elaboramos também alguns exercícios para a complementação da temática.

2 – Desenvolvimento do trabalho

Período
Período é frase constituída por uma ou mais orações, formando um todo com sentido completo. O período pode ser simples ou composto: o simples é constituído por uma oração apenas e o composto por duas ou mais orações. O período composto pode ser ramificado de duas formas iniciais: por coordenação e por subordinação. Período composto por subordinação
Segundo Celso Cunha, as orações subordinadas classificam-se em substantivas, adjetivas e adverbiais conforme falaremos a seguir.
No período composto por subordinação sempre aparecem dois tipos de oração: oração principal e oração subordinada.
Exemplo:
Todos esperam sua volta

É um período simples, pois apresenta uma única oração. Nele podemos identificar:
Todos (sujeito) esperam (verbo transitivo direto) sua volta. (objeto direto)
Se transformarmos o período simples acima em um período composto, teremos:
Todos esperam que você volte.
1ª oração: Todos esperam
2ª oração: que você volte

Nesse período, a 1ª oração apresenta o sujeito todos e o verbo transitivo direto esperam, mas não apresenta o objeto direto de esperam. Por isso, a 2ª oração é que tem de funcionar como objeto direto do verbo da 1ª oração.
Verificamos, então, que:
I. A 1ª oração não exerce, no período acima, nenhuma função sintática. Por esse motivo ela é chamada de oração principal.
II. A 2ª oração depende da 1ª, serve de termo (objeto direto) da 1ª e completa-lhe o sentido. Por

Relacionados