UM ESTUDO SEBRE OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO DIVÓRCIO

Páginas: 2 (388 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
UM ESTUDO SEBRE OS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO DIVÓRCIO

Divorcio é o rompimento legal e definitivo do vínculo de casamento civil, religioso ou outras cláusulas de acordo com a legislação de cadapaís. “A emenda Constitucional número 9, de 28 de junho de 1977, permitiu a instauração do divórcio no Brasil, e a lei nº 6.515 de 26 de dezembro o regulamentou.” (IBGE, 2007)
Dados do senso (IBGE, 2007)mostram que houve aumento no numero de casamentos ao mesmo tempo nas separações judiciais. Isso mostra que as pessoas continuam achando o casamento importante e ainda querem se casar, mais adurabilidade do estado civil não tem sido mais uma premissa básica.
No entanto, enquanto a separação judicial promove a dissolução da sociedade conjugal, o divórcio se caracteriza como uma forma dedissolução do casamento válido, e que permite aos cônjuges contrair novas núpcias. “Art. 3° - A separação judicial põe termo aos deveres de coabitação, fidelidade recíproca e ao regime matrimonial de bens, comose o casamento fosse dissolvido.” (BRASIL, Constituição, 1988, p. 1325). A diferença substancial entre a separação judicial e o divórcio seria que os divorciados poderiam se casar novamente e osseparados, não.
Neste contexto de separação pode-se abordar desde a separação do casal em si, até a separação dos pais com seus filhos, em certos divórcios esta aliança não é literalmente rompida,ex-marido e mulher continuam mantendo uma relação amigável, e os filhos também com os pais. Quando em outras situações isso não acontece, devem-se redobrar os olhares para o emocional dos filhos.Entretanto, também é importante que as novas relações dos pais não sejam prejudiciais ao desenvolvimento dos filhos, e que eles se adaptem com suas novas famílias, uma vez que o conceito de família também vemsendo modificado em relação ao que se acredita ser família há tempos atrás. Para alguns autores como Wagner, Falcke e Meza (1997) explicam que as consequências do divórcio nos filhos estão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspecto Psicossociais
  • Aspectos Psicossociais Doenca Renal
  • Aspectos psicossociais do câncer infantil
  • Aspectos psicossociais relacionados ao adoecimento
  • Aspectos psicossociais no ambiente de uti
  • Estudo psicossocial do homossexualismo feminino
  • Suicidio
  • Estudo psicossocial da familia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!