Um estudo psicanalítico sobre a compulsão à repetição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um estudo psicanalítico sobre a compulsão à repetição. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Psicanálise e Saúde Mental) apresentada por Renata Lopes Velloso e orientada pela Dra. Márcia Mello de Lima - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008.

1 - Introdução


Jacques Lacan, em seu Seminário 11, identificou a repetição entre os quatro conceitosfundamentais da Psicanálise, juntamente com a pulsão, o inconsciente e a transferência. Os dois primeiros, pulsão e inconsciente estão mais ligados à base teórica da psicanálise, enquanto os dois últimos, repetição e transferência, a um suporte básico à clínica psicanalítica.
Durante a parte final de minha graduação, pude ater-me mais fortemente às questões suscitadas pelo fenômeno da transferênciaanalítica. Foi um período em que iniciava meu trabalho com a clínica analítica, quando estive mais mobilizada para as questões sobre o manejo desse fenômeno característico desta clínica. Toda essa mobilização culminou com a elaboração da monografia de graduação cujo tema foi exatamente a transferência.
Agora, nesse outro momento, após um período de contato mais aprofundado com a teoriapsicanalítica, encontro-me mais e mais mobilizada pela clínica. Uma clínica que não é qualquer clínica, mas sim a clínica das compulsões, marca desses novos tempos. Sigo, então, o caminho iniciado na graduação, focando minha monografia no segundo pilar da clínica analítica, a repetição para chegar àquele que parece ser, juntamente com a repetição propriamente dita, um conceito básico da clínica que memobiliza: a compulsão à repetição.
Essa monografia encontra-se dividida em três partes.
A primeira parte é uma atenta revisão bibliográfica da obra de Freud, no que diz respeito aos conceitos de repetição e de compulsão à repetição, apoiada em alguns artigos sobre o assunto escritos por renomados psicanalistas e teóricos.
O conceito de repetição pode ser localizado em quase toda a obra de Freud. Mas,para efeitos de formalização de um trabalho de monografia, um recorte em sua obra foi adotado.
Sendo assim, o trabalho iniciou-se com o estudo do que parece ser um de seus primeiros textos onde há alusão ao conceito de repetição e um esboço do conceito de compulsão à repetição, que é o artigo “Projeto para uma psicologia”, de 1895.
Em seguida, o trabalho foi direcionado para os escritostécnicos, dentre os quais o texto “Recordar, Repetir e Elaborar”, de 1914, foi o mais marcante no que diz respeito aos assuntos abordados. A partir dele, Freud passou a refletir sobre a repetição como um objeto particular. A pesquisa bibliográfica nos escritos técnicos foi balizada pelos conceitos de repetição e transferência.
Em um terceiro trecho dessa primeira parte, foi utilizado como foco o texto de1919, intitulado “O Estranho”. Neste texto, Freud articula o estranho ao conceito de recalque e de compulsão à repetição, diferenciando-o de ambos.
Finalizando a primeira parte dessa monografia, enfocou-se talvez aquele que é o mais importante texto de Freud a respeito da compulsão à repetição, onde ele apresenta o conceito de forma clara e elaborada, que é o “Mais Além do Princípio de Prazer” de1920.
Na segunda parte desta monografia, faço uma breve revisão bibliográfica na obra de Lacan sobre o conceito de repetição e compulsão à repetição, como tiquê e automaton. A proposta foi utilizar somente parte de seu seminário 11 para abordar os referidos conceitos, ainda que seja sabido que Lacan seguiu dando continuidade à elaboração de conceitos fundamentais a esses assuntos ao longo detoda sua obra, como o conceito de Real e sua articulação ao objeto a.
Na última parte, faço um breve relato de um caso clínico atendido por mim. Trata-se de uma paciente portadora de obesidade mórbida que escolheu a cirurgia bariátrica como parte de seu tratamento e que, ao longo dele, faz associações sobre seu jeito singular de repetir.
Desta forma, a proposta é privilegiar a questão da...
tracking img