Um estudo de caso envolvendo business intelligence como instrumento de apoio à controladoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO
 Adicionais a título de recapitulação;  Objetivos das ferramentas da área de T.I como apoio à

Controladoria;  As ferramentas da área de Tecnologia da Informação (TI) como apoio à Controladoria;  Gerência Geral Corporativa;  Conclusão e;  Referências.

Adicionais a título de recapitulação
 Dados: correspondem a um atributo, uma característica,

uma propriedade de umobjeto que, sozinho, sem um contexto, não tem significado. Por exemplo, o número 1,95.  Informação: são os dados, presentes em um contexto, carregados de significados e entregues à pessoa adequada.  Sistema de Informação: É um tipo especializado de sistema,formado por um conjunto de componentes interrelacionados,que visam coletar dados e informações,manipulá-los e processá-los para finalmente darsaída a novos dados e informações(feedback) úteis para a execução das atividades organizacionais.



T. I : conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação.  Controladoria: é por excelência uma área coordenadora das informações sobre gestão econômica.  Estudo de Caso: é um processo específico para o desenvolvimento de uma investigação qualitativa.  BusinessIntelligence ou BI(Inteligência de Negócios): corresponde a técnicas, processos,ferramentas e métodos que oferecem ao usuário instrumentos para análises de cenários de negócio em todos os níveis da organização.

Objetivos das ferramentas da área de Tecnologia da Informação (TI) como apoio à Controladoria

 Promover a interação entre todas as áreas de uma

organização;
 Obtenção deinformações de forma organizada;
 Auxiliar os envolvidos no exercício de suas atividades.

As ferramentas da área de Tecnologia da Informação (TI) como apoio à Controladoria

Sistema Processamento de Transação (SPT)
 Uso:  Atendem principalmente ao nível operacional da organização e tem

ênfase na entrada de dados.  Importância:  Esses sistemas são considerados de extrema importância para ofuncionamento das organizações,  Função:  Monitora, coleta, armazena, processa e distribui os dados das diversas transações realizadas dentro da empresa, servindo como base para os demais sistemas nela existentes.

 Objetivo:  Fornecimento de todas as informações legais ou

organizacionais referentes a todas as atividades envolvendo a empresa,tais como:gestão de materiais, faturamento eelaboração de folha de pagamento, entre outras. para manter eficientemente os seus negócios.Na figura a seguir é apresentado um exemplo de um SPT que trata do processamento de pedidos.  Principais vantagens de utilização:  Precisão e confiabilidade obtidas, redução no custo e tempo de obtenção das informações;  Processam um grande volume de dados para funções rotineiras;  Suportar um alto grau derepetição de processos;  Grande capacidade de armazenamento e;  Impacto sobre um grande número de funcionários.

Sistema de Informação Gerencial (SIG)
 Uso:
 Atendem principalmente ao nível gerencial ou tático da

organização, tem ênfase na produção de relatórios e utilizam os dados gerados nos SPT’s.  Importância:  Prover o gerente com informações passadas e presentes sobre asoperações internas e sobre o ambiente da empresa, orientando assim a execução do processo decisório e, paralelamente, assegurando que as estratégias do negócio sejam implementadas fazendo com que os objetivos traçados sejam alcançados de modo satisfatório.

 Função:  Extraem as informações de base de dados compartilhada e de

processos que estão de acordo com o que o SIG necessita para suasoperações; esses dados são originários dos SPT’s.  Objetivo:  Busca agregar os dados de determinada operação, fornecendo informações consolidadas acerca dela num determinado período de tempo, para que o gerente tenha um panorama global inerente àquele tipo de operação.  Principais vantagens de utilização:  Saída de relatórios de natureza variada,sendo os principais listados a seguir: ...
tracking img