UM ESTUDO DA PEDAGOGIA DO SERIADO CHAVES E SUA CORRELAÇÃO COM A DIDÁTICA DE JOHN DEWEY

2070 palavras 9 páginas
UM ESTUDO DA PEDAGOGIA DO SERIADO CHAVES E SUA CORRELAÇÃO COM A DIDÁTICA DE JOHN DEWEY

Correlacionar a didática de JohnDewey com a pedagogia utilizada pelo professor Girafales no seriado Chaves. Trabalho de conclusão da Disciplina de Filosofia da Educação Contemporânea. Trabalho para ser entregue no dia 12 de julho de 2013 (sexta-feira). 2º. Período.

Rio de Janeiro, julho de 2013.

Introdução

O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre algumas propostas pedagógicasdo seriado Chaves e a didática de John Dewey, destacando alguns episódios que mostram esta semelhança.
Uma das principais lições deixadas por John Dewey é a de quenão havendo separação entre vida e educação, estas devem preparar para a vida, promovendo seu constante desenvolvimento. Como ele dizia, "as crianças não estão, num dado momento, sendo preparadas para a vida e, em outro, vivendo". Então, qual é a diferença entre preparar para a vida e para passar de série? Como educar alunos que têm realidades tão diferentes entre si e que, provavelmente, terão também futuros tão distintos?
A resposta para esta pergunta depende de inúmeras reflexões que teceremos ao longo deste trabalho.

“Este personagem era o melhor exemplo de inocência e da ingenuidade próprias de um garoto, e o mais provável é que essas características tenham gerado o grande carinho que o público sentia por ele...”.
(Roberto Gomes Bolaños)

O seriado Chaves

O seriado em destaque, no original “El Chavo Del Ocho”( o menino do oito ou Chaves,em português), é uma série de comédia de televisão mexicana criada e protagonizada por Roberto Gómez Bolaños e produzida pela Televisíon Independiente de México (posteriormente, Televisa) e exibida pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no Canal 8. A série relata as experiências de um grupo de pessoas que moram numa vila, onde Chaves interage com seus amigos ocasionando mal-entendidos e discussões entre os vizinhos, num tom geralmente

Relacionados