“UM ESTUDO DA OCUPAÇÃO DOS SISTEMAS ÚMIDOS PELA EXPANSÃO URBANA NA MICROBACIA DO CÓRREGO PERPÉTUA – UBERLÂNDIA MG”

919 palavras 4 páginas
1ª Parte – Vânia

A OCUPAÇÃO ANTRÓPICA E A DEGRADAÇÃO DOS SISTEMAS ÚMIDOS NA MICRO BACIA DO CÓRREGO PERPÉTUA – UBERLÂNDIA MG.

UM ESTUDO DA OCUPAÇÃO DOS SISTEMAS ÚMIDOS PELA EXPANSÃO URBANA NA MICRO BACIA DO CÓRREGO PERPÉTUA – UBERLÂNDIA MG

INTRODUÇÃO

O Cerrado brasileiro apresenta diversas formações ou fitofisionomias incluindo as veredas e os campos úmidos, considerados como os grandes responsáveis pela conservação e dinâmica dos recursos hídricos. As áreas, ou sistemas úmidos são ecossistemas que permanecem inundados por tempo longo de modo a promover o encharcamento do solo e o desenvolvimento de uma vegetação endêmica (Rolon & Maltchik 2006). As veredas são protegidas por lei como Área e Preservação Permanente (APP), segundo a Resolução CONAMA n°303/2002, artigo 2°, item 3, que a define como espaço brejoso ou encharcado que contém nascentes ou cabeceiras de cursos d’água, onde há ocorrência de solos hidromórficos, caracterizado predominantemente por buritis (Mauritia Flexuosa), em meio a agrupamentos mais ou menos densos de outras espécies arbustivo-herbáceas.
Esses sistemas úmidos ocupam geralmente as depressões da paisagem sujeitas a inundações. Apresentam drenagem dos tipos mal drenado ou muito mal drenado ocorrendo com freqüência espessa camada escura de matéria orgânica mal decomposta sobre uma camada acinzentada (gleizada) resultante de ambiente de oxirredução. Morfologicamente, são solos pouco desenvolvidos, em processo de evolução com presença de lençol freático próximo à superfície. As vegetações associadas a esses solos hidromórficos são Campo Limpo Úmido, Buritizal e Mata de Galeria (Embrapa 2008).
A sazonalidade do regime de chuvas do domínio dos cerrados ocasiona mudanças na altura do lençol freático com períodos em que esse se encontra acima da superfície do solo enquanto na estação seca o lençol se afasta da superfície sendo que esta variação depende da duração do período seco, da topografia, da permeabilidade do solo e

Relacionados

  • livro de economia
    411095 palavras | 1645 páginas
  • Saúde
    411779 palavras | 1648 páginas