Um estudo breve da Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Ergonomia é a adaptação do homem com todo o ambiente de trabalho, estudando o ambiente de trabalho para reduzir as consequências que este possa trazer, para prevenir boa saúde e integridade física do trabalhador.
Com o advento da Revolução Industrial, veio o estudo da ergonomia e com este o Taylorismo, aonde o trabalho seria observado para que cada tarefa tivesse tempo, modo de uso eferramentas corretas para o trabalho.
Com isso a Ergonomia tende a tratar mais do indivíduo e manteve uma postura de retirar as linhas de montagem que realiza tarefas simples e repetitivas, sendo mudada por grupos autônomos, aonde todos teriam o mesmo conhecimento e faria rotatividade de tarefas.
Tipos de Ergonomia
1 – Concepção: projeto do produto, ambiente, ferramenta do trabalhador
2 – Correção:resolve problemas já existentes
3 – Conscientização: capacitar os trabalhadores para identificar e tentar corrigir os problemas
4 – Participação: envolve o trabalhador ou consumir na fabricação do produto, ambiente, ferramenta
As contribuições da ergonomia são a análise de sistema (preocupa-se com o funcionamento total da equipe, como distribuição de tarefas) e análise de postos de trabalho(estuda a relação homem-máquina-ambiente)

Tipos de máquinas
1 – Tradicionais: ajudar com trabalhos físicos (chave de fenda)
2 – Cognitivas: apenas operam com informações colocadas (computador)
3 – Modificar a natureza da tarefa: por deslocamento (carro) ou comunicação (celular)
4 – Não modifica a natureza da tarefa, mas amplia capacidades: auto falante
Sistema é o conjunto de elementosque interagem entre si, definido por:
1 – Fronteira: limites dados
2 – Subsistema: elementos que constituem o sistema
3 – Interações: interações dos subsistemas
4 – Entradas: elementos independentes do sistema
5 – Saída: produtos dependentes do sistema
6 – Processamento: atividades do subsistema para converter entrada em saída
7 – Ambiente: variáveis encontradas dentro ou fora da fronteiraque afetam o sistema
Ergonomia é experimental e necessita a construção de conhecimento através de observação. Métodos de pesquisa são as etapas, partindo de uma hipótese, que confirma ou rejeita a hipótese. As pesquisas podem ser feitas:
Laboratório: condições construídas, sem variáveis e não reproduz todas as condições de uso real
Campo: condições reais de uso, verifica comportamento doprojeto na prática e confirma pesquisa de laboratório.
Variáveis independentes são aquelas que podem ser deliberadamente manipuladas para verificar desempenho do sistema. Variáveis dependentes são aquelas relacionadas com os resultados do sistema e dependem da interação dos subsistemas.


As funções do organismo humano que afetam o desempenho no trabalho são:
1 – Neuromuscular: todo músculo secontrai por estímulo nervoso. O Sistema Nervoso Central, cérebro e medula, se constitui por neurônios, caracterizando-se por sensibilidade a estímulos e condução de sinais elétricos. O corpo recebe alguma ação, e esta é conduzida ao SNC, interpretada e gerando uma resposta que volta para os músculos que reagem. Os músculos são responsáveis pelos movimentos do corpo, ao queimar energia para isso(oxigênio do sangue), e são divididos em lisos (involuntários) e estriados (voluntários), e sua força depende da quantidade de fibras contraídas nele. A fadiga muscular é gerada pela contração dos músculos, e reduz a força, uma vez que o oxigênio não passa, porém o processo é reversível com relaxamento.
2 – Coluna Vertebral: constitui 33 vértebras (cervicais, torácicas, lombar, sacral e cóccix).Cada vértebra suporta o peso acima delas e tem a propriedade de ser rigída, para sustentação do corpo, e mobilidade, pode rotacionar para os lados e frente/trás. As deformações na coluna podem ser congênitas ou adquiridas. Lombalgia é a dor provocada pela fadiga dos músculos das costas, que pode acarretar um caso simples (permanecer muito tempo na mesma posição) ou caso grave (distensão de músculo...