Um ensino sem paredes e a transformação da emef campos salles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTODUÇÃO DE TCC.
A democracia é uma prática que deve ser valorizada também na escola.Com o objetivo de melhorar o aprendizado, foi desenvolvido por Dewey no século XX, um métodode ensino que visa a participação de todos os envolvidos no processo escolar, chamado de democracia na escola, cuja preocupação principal é a formação de cidadãos conscientes da suaimportância na comunidade e na sociedade. A fim de discutir este assunto, será feito um estudo na escola EMEF Presidente Campos Salles, que adota esse método de ensino, paraabordar a capacitação dos professores, gestores e todos os envolvidos neste projeto para a realização e sucesso da aplicação do método.
Sobre este tema é pertinente questionar: qual foià necessidade da modificação da linha pedagógica? Quais foram as estratégias utilizadas para essa mudança? Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores,gestores e todo o corpo escolar na introdução do método?
Justifica-se o estudo deste assunto, pela importância da participação de todos os envolvidos no processo educativo (professores,gestores, funcionários, pais e alunos) nos assuntos pertinentes à escola, e principalmente pelo desenvolvimento e estímulo à soliedariedade e autonomia dos alunos.
Portanto, oobjetivo principal deste estudo é verificar se esse método de ensino é viável para o fim que se propõe, ou seja, dar liberdade ao aluno para desenvolver sua capacidade de autonomia eresponsabilidade para a formação do cidadão com uma participação maior em sua comunidade.
Para o desenvolvimento deste trabalho está sendo utilizada pesquisa bibliográfica e serárealizada pesquisa de campo por meio de questionário, envolvendo professores, gestores e alunos para verificar como está sendo vivenciada a experiência do novo método introduzido.
tracking img