Um ensaio sobre o a promoção da autonomia na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

SAMANTA ANDRADE SIMÕES

UM ENSAIO SOBRE A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Niterói
2008
SAMANTA ANDRADE SIMÕES

UM ENSAIO SOBRE A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do grau em Pedagogia.

ORIENTADOR: PROF. DR. AUGUSTO CESAR G.DE LIMA

Niterói
2008
SAMANTA ANDRADE SIMÕES

UM ENSAIO SOBRE O A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do grau em Pedagogia.

Aprovada em dezembro de 2008

Examinadores:

--------------------------------------------------------------------------------------------------Orientador: Prof. Dr. Augusto Cesar G. de Lima

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Parecerista: Professora Ms. Ana Paula Santos Lima Lanter Lobo

Dedico este trabalho a todos os meus alunos que inspiraram o tema deste trabalho e me fazem crescer a cada dia como profissional, e principalmente, como pesquisadora.AGRADECIMENTOS
Momento complexo: agradecer. São tantas as pessoas que durante esse tempo da graduação, e em outras épocas, são fundamentais na minha vida! Não posso enumerá-las em grau de relevância. Todos de alguma forma se fazem presente neste trabalho ou na minha vida.
Inicialmente a Deus que me guiou nesta estrada tão cheia de vida. Esta me trouxe para um mundo da infância, onde a sinceridade e asimplicidade se tornam armas poderosas na luta pelo bem.
Ao Theo que com sua presença mágica neste mundo mexeu alguns pauzinhos para me conduzir também a esta jornada pelo mundo infantil.
Aos meus alunos que, sem saber, me impulsionam a querer mais da vida, a receber deles lições nunca antes pensadas. Que me encheram de carinhos e esperança durante meus anos de trabalho, me ensinando a “escutar”,“olhar”, “sentir”, ‘ouvir”, “saborear” e principalmente, a amar. Se meu caminho é de flores, meus alunos as são, e eles não devem ser colhidos e sim apreciados de forma a enriquecer minha vida. Afinal de contas a educação se faz com vida e ao retirarmos as flores de seu lugar, estas perderão sua essência.
Ao meu marido Elígio, que em muitos momentos me deu o ombro para chorar nas dificuldades, assimcomo agradeço pela paciência, companheirismo, apoio e amor desde que nos conhecemos.
À minha mãe, que me deu a vida e a possibilidade de estar aqui neste momento, concluindo esta etapa, e, também, me auxiliando na parte gráfica durante todo a minha graduação.
Ao meu pai que, com toda a sua calma soube me escutar, aconselhar, criticar e em alguns momentos, apenas me paparicar.
Aos meusprofessores que, durante a minha formação, me conduziram nesta tarefa árdua de produzir um bom trabalho, em tão curto espaço de tempo. É impossível não agradecer o alto grau de exigência, seus rigores com os prazos, a ética, o conhecimento, o olhar atento e cuidadoso que me fizeram crescer e chegar ao final dessa graduação mais confiante na escola e na vida.
Deixo a todos, um muito obrigada e parte de umamúsica que fala por mim:

''...Amigo é coisa pra se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a
Distância digam não
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração
Pois seja o que vier
Venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto
Pra te encontrar
Qualquer dia amigo
A gente vai se encontrar ''
Milton Nascimento

“Educação do pensamento, darazão e da própria lógica, é necessário e é condição primeira da educação da liberdade. Não é suficiente preencher a memória de conhecimentos úteis para se fazer homens livres: é preciso formar inteligências ativas”.
PIAGET

RESUMO

O presente trabalho tem como objeto de estudo, a atuação do professor de educação infantil no processo de construção da autonomia, a fim de subsidiar...
tracking img