Um contador de historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIC/SORRISO FACULDADE DE SORRISO
PEDAGOGIA
FILOSOFIA

Edilania, Juliana, Fernanda e Raquel

Professora: Dirlei

SORRISO/2012
Teorias Construtivistas
O construtivismo é uma porta de entrada para o sucesso das novas gerações. E uma das correntes teóricas empenhadas em expulsar como a inteligência humana de desenvolve partindo do principio de que o desenvolvimento da inteligência édeterminado pelas ações muitas entre o individuo e o meio.
Construtivismo fundamenta-se na ideia de que a realidade do mundo é construída na mente do individuo a partir de representações mentais ou modelos do mundo.
A Epistemologia Genética
Jean Piaget desde a sua adolescência deseja criar uma teoria sobre conhecimento no qual investigava o comportamento humano de como o ser humano aprende ase apropriar ao conhecimento, ele buscava ver o objeto de um conhecimento menor anterior para um nível de maior conhecimento. Piaget e sua mulher observavam com cuidado o desenvolvimento da inteligência e a construção do real nos seus próprios filhos.
A discussão de conhecimento a elaboração da psicologia génica, que investiga o desenvolvimento através das ações e verbalização da criança divididopor ele em quatro estágios: Sensório-motor ( de0 a 2 anos), intuitivo ou simbólico (de 2 a 7 anos), das operações concretas (de 7 a 14 anos), e das operações famais.
Para Piaget a organização é inseparável da adaptação pois a adaptação supõem os dois processos, a assimilação e a acomodação no qual a realidade externa é interpretada por significado, já a acomodação realiza do significado jáexistente.
Assim , compreende-se o motivo de Piaget ter pesquisado o desenvolvimento humano, por conceder esse estudo como mais apropriado para as suas investigações sobre o conhecimento, e explicar o seu modelo teórico de construção da inteligência.

Psicogênese da Escrita
(Emília Ferreiro estudou com Piaget)
Piaget acrescentou seus estudos no terreno da linguística , a fim de compreender comoa criança realiza a construção da linguagem escrita. Os resultados dessas pesquisas tem sido amplamente difundidos e incorporados na escolas, modificando as técnicas de alfabetização.
Diante da América Latina, existe uma preocupação com a superação das dificuldades enfrentadas por crianças com problemas de aprendizagem, em que os setores marginalizados da população padecem de altos índices derepetência e exclusão.
Alfabetizou-se a criança “ de fora para dentro”. Os educadores explicam os insucessos da alfabetização ora pela ineficácia dos métodos, ora pela inadequação do material didático.
“No construtivismo o professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situação –Problemas.” (Jean Piaget)
“ A escrita da criança não resulta de simples cópia de ummodelo externo, mas é um processo de construção pessoal.”( Emília Ferreiro)

Pensamento e Linguagem
Pelos estudos de Vygotsky o cérebro é um órgão que adapta as novidades com as células já existentes, de forma que não se desenvolvem novas células para cada situação.
Através de seus estudos de psicologia, filosofia entre outros buscavam compreender alguns comportamentos em processo detransformação. Muitos teste feitos em macacos perceberam que era importante mas não suficiente pois as atividades psíquicas mas complexas como pensamento, linguagem e comportamento são impróprios para o estudo experimental.
As mensagens que são trocadas entre as pessoas são relacionados como “signos” dando significado ao que se quer transmitir. Cada processo de desenvolvimento da criança acontece por etapasatravés de símbolos que passam a ter significados trazendo o entendimento da mensagem. Palavras, objetos e ações como por exemplo o ato da criança apontar algo com os dedos com o objetivo de se comunicar.

Resumo Estudo
Uma das teorias mais importantes da Educação atual, a Teoria Construtiva, surgiu a partir das experiências do biólogo suíço Jean Piaget, que observando crianças desde o...
tracking img