Um conceito na implantação de sistemas da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UM CONCEITO NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE

Alessandro da Silva Gentilim

RESUMO

O objetivo deste estudo é mostrar a expectativa que é gerada em relação à implantação de um sistema da qualidade, tanto em relação por parte da certificadora, quanto por parte da empresa.
Muitas empresas procuram fazer uma implantação sem levar em consideração as mudanças necessáriasna organização, à nível de estrutura e de pessoal.
Na realidade as empresas associam mais a implantação a um aumento de vendas, do que a redução de custo e otimização da mão de obra e do processo com o uso correto de sistema.
Por outro lado tem as empresas certificadoras, que fazem da implantação um balcão de negócios, auditando e implantando sistema sem qualquer critério deexigência para a real funcionalidade do mesmo.
Algumas etapas na organização poderiam ser revista antes da implantação de um sistema para que tivessem maior sucesso. Como: pesquisa de satisfação interna; para poder avaliar como o colaborador vê a empresa em que trabalha, implantação de sistema 5S; para detectar deficiência de treinamento e domínio da atividade.
E por final fazer umaavaliação profunda, envolvendo ambiente de trabalho, eficiência, eficácia e a elaboração de um relatório final.

Palavras Chave: Sistemas, qualidade, certificação e organização.

ABSTRACT

This study shows is that the expectation is generated for the implementation of a quality system, both for the part of the certification, as part of the company.
Many companies try to do adeployment, without regard to the necessary changes in the organization, at both the structures, the level of staff.
In reality most companies associated with an increased deployment of sales than the cost reduction and optimization of manpower and process with the correct use of the system.
On the other hand has the certifying companies that make the deployment of a counterbusiness, auditing and implementing the system without any requirement for the criterion of actual functionality of it.
Some steps in the organization could be reviewed prior to deployment of a system, so we could have greater success, as internal satisfaction survey to assess how the employee views the company where he works, make the implementation of 5S system to detect deficiency oftraining and field of activity.
And by the end make a detailed assessment, involving the work environment, efficiency, effectiveness and development of a final report.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente é muito comum ouvir uma empresa dizer que tem implantado o sistema ISO 9000. A questão é se essas empresas vem realmente tirando proveito do sistema em questão, com relação à melhoriacontinua (PDCA).
É sabido que no Brasil existe uma cultura que relaciona o sistema da qualidade com o aumento de vendas, ou para manter determinados clientes. Diferente do estilo japonês de pensar que está relacionado com o Gerenciamento da Qualidade Total (TQM), que busca através destes controles reduzir os custos do produto e a otimização do processo, de modo que tudo istojunto possa contribuir para melhorar também a qualidade de vida de seus colaboradores.
Pra se ter uma idéia da falta de compromisso e seriedade de algumas indústrias brasileiras em relação ao sistema ISO, alguns órgãos estão criando o seu próprio sistema de qualidade, como é o caso da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), através do Programa Brasileiro da Qualidadee Produtividade (PBQP) do Ministério das Cidades.
O sistema é excelente e eficaz, porém o que falta são pessoas qualidade, que na grande maioria começa pelos empresários e gerentes, que sem conhecer a sua filosofia do sistema não conseguem gerenciar de modo simples e seguro.
Do outro lado podemos ver certificadoras cada vez menos preparada, para auditar e acima de tudo...
tracking img