Um conceito antropológico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Referência bibliográfica: LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 22. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 116 p.

No livro “Cultura um conceito Antropológico” o objetivo doautor, Laraia, é desenvolver o conceito de cultura através de variáveis temas e trechos de estudos de diversos autores, a respeito de várias sociedades de períodos distintos, de forma clara e simples.Em o “Determinismo Biológico” trata-se de uma teoria de visão do século passado, não aceita pelos antropólogos atualmente, onde se tinham a ideia de que as capacidades humanas eram atribuídas porgrupos ou raças, ou seja, acreditava-se que a genética era responsável pelo comportamento de grupos sociais distintos. Com essa ideia do Determinismo Biológico pode-se gerar casos violência contraaqueles julgados normais devido ao preconceito e racismo.
Laraia argumenta que se um indivíduo mude para outra sociedade, ainda criança, ele crescerá como tal com os mesmos valores culturais da mesma enão se diferenciará mentalmente dos demais que estiverem envolvidos em seu convívio. O autor também aborda a questão de que nós nos diferenciamos anatômica e fisiologicamente através do dimorfismosexual, mas que as diferenças de comportamento entre pessoas de sexo diferente não são determinadas biologicamente, dando o exemplo de que muitas atividades relacionadas as mulheres de uma cultura podematribuir aos homens em outra.
A abordagem do capítulo seguinte é sobre “Determinismo Geográfico”. Laraia usa três exemplos para demonstrar que não é possível usar o determinismo geográfico paradefinir os hábitos de determinada sociedade. Os exemplos usados são de diferentes grupos que habitam em ambientes com o mesmo clima e por assim ser, enfrentam os mesmos tipos de problemas e cada um delesencontrar uma forma diferente para solucioná-los.

Apesar de acreditar que o espaço geográfico interfere sim, de forma indireta, nos hábitos e cultura do povo que habita o local, estou de acordo...
tracking img