Um breve histórico dos conflitos raciais nos estados unidos, e uma analogia com o desenho x-men

Páginas: 6 (1498 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
“Nascidos com estranhos poderes, os mutantes conhecidos como os X-Men usam suas incríveis habilidades para proteger a humanidade e o mundo que os teme e odeia”

A frase acima nos remete a uma questão: quem são esse “X-Men”, o que fazem e por que fazem? A princípio para que possamos entender um pouco sobre esses personagens é preciso que tomemos atenção a alguns aspectos, por exemplo: nãopodemos deixar de mencionar que “X-Men” seja um cartoon de fácil aceitação entre os mais jovens, por trazer uma história contagiante e combates alucinantes, aonde os “mutantes” em nome de uma ideologia vão até seus limites, e que sempre no final fica com um “gostinho de quero mais”. Mas para aqueles que não lêem os gibis dos mutantes, ou nunca assistiram ao cartoon ou nem ao filme, tudo isso podesoar apenas como mais uma mera ficção de super-heróis que usam seus poderes para salvar o mundo e ajudar aqueles que necessitam.
No entanto, uma olhada de mais perto revela temas bem enraizados na política americana, com personagens que incorporam certas atitudes e figuras históricas dos anos 60. Mais especificamente, assuntos relacionados ao multi-culturalismo e a igualdade, tanto paranegros, quanto para mulheres, mas aqui o foco central será somente a questão do negro.
Afinal, quem são os criadores desses personagens? Stan Lee e Jack Kirby, que em 1963 criaram X-Men, como um eco dos conflitos raciais nos Estados Unidos. Pode-se ver a fissura entre os X-Men e os mutantes chefiados por Magneto como reflexo da divisão entre o pacifismo de Martin Luther King e a virulênciade Malcom X, os líderes do movimento negro dos anos 60.

A questão racial dentro dos Estados Unidos é algo que vem de longa data, mas antes quero apenas situar a fundação da “Ku-Klux-Klan” em 1867, dois anos após o fim da Guerra de Secessão americana. Uma sociedade secreta racista e terrorista, que tinha por objetivo impedir a integração dos negros como homens livres e com direitosadquiridos por lei, após a abolição da escravidão. A KKK, teve sua gênese na atuação de veteranos confederados sulistas, já que os mesmos eram fervorosamente a favor da mão-de-obra escrava, desde 1865. Sua atuação era uma verdadeira barbárie, que iam desde linchamentos, espancamentos até assassinatos e incêndios de imóveis e destruição de colheitas. Proibida em 1877 em decorrência de seus atentadosracistas, mas foi novamente reorganizada em1922 e chegou alcançar cerca de um milhão de membros. Decadente as vésperas da crise de 1929, fortaleceu-se novamente na década de 60, em oposição à política democrática de integração racial, onde Martin Luther King e Malcom X lutavam a favor da integração racial. Na sua autobiografia, Malcom X, começa com a descrição de uma noite em que sua mãe aindagrávida, dele, abre a porta de sua casa e vê homens da KKK brandido rifles e gritando ameaças contra seu pai.
Portanto, a criação de Stan Lee e Jack Kirby, realmente veio para mostrar a sociedade à proporção de um problema grave da humanidade: agredir aquilo que ela não entende ou conhece. Já que os criadores se utilizaram o cartoon pra retratar tal situação nos Estados Unidos, logo poderemos nosremeter às atitudes dos personagens com as personagens históricos: Professor Charles Xavier (líder dos X-Men) lembra, e muito, o reverendo Martin Luther King,no fato de que ambos nutriam esperanças de uma saída pacifica (reacionária), enquanto Magneto tinha idéias que eram parecidas com as do líder radical separatista Malcom X (revolucionário), que em inúmeros discursos inflamados dizia que:“Acredito que para combater o violento racismo, só usando da mesma força contra eles, pois os brancos não cediam as reivindicações do movimento negro”, em um outro discurso disse ainda: “Que Martin Luther King teria se tornado uma figura aceitável para muitos brancos precisamente, porque se opunha aos setores mais radicais”. Fustigaria a ineficácia do movimento pelos direitos cívicos chefiados pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Histórico Estados Unidos e Canadá
  • Os estados unidos nos conflitos mundiais
  • Estados Unidos X Iraque
  • BRASIL X ESTADOS UNIDOS
  • Estados Unidos x Nigéria
  • Brasil x estados unidos
  • Comportamento de rebelião racial no estados unidos
  • Breve historia de los Estados Unidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!