Um apagão de profissionais capacitados 2010

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Um apagão de profissionais capacitados 2010
Não é de hoje que alguns setores econômicos andam reclamando sobre a falta de profissionais capacitados. Desde a década passada, alertas de um possível“apagão” destes profissionais tem se tornado frequente e agora o assunto vem sido debatido com mais veemência. Vários são os motivos que trouxeram atualmente este debate a tona. Dentre eles podemos citaras previsões que apontam para uma expansão econômica de até 6% em 2010, além e, principalmente, pelo ciclo de investimentos esperado para os próximos anos. 
Este ciclo de investimentos deve seralimentado por diversos fatores como, por exemplo, o aumento da massa de consumidores e salários, eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada e o desenvolvimento dos campos de petróleo do pré-sal. Sendoassim, especialistas advertem que talvez, não haja a quantidade suficiente de profissionais para atender a demanda prevista.  
Os motivos para escassez de trabalhadores qualificados variam conforme osetor. Fala-se da má qualidade dos profissionais que saem das faculdades, da escassez ou da má formulação de cursos técnicos e programas públicos e até do aparente desinteresse dos jovens por certasprofissões. 
Segundo pesquisadores, a demanda por mão de obra varia conforme o momento econômico, o que dificulta o planejamento de programas de treinamento para setores específicos. Um exemplo é o dospedreiros: a atual dificuldade em encontrar trabalhadores capacitados tem origem nas mais de duas décadas de estagnação da construção civil, o que desestimulou a formação de novos profissionais.Porém, é importante relembrar das escolhas feitas pelo governo FHC em meio à idéia de que o mercado supriria suas próprias demandas. Entre 1994 e 2002, os governos neoliberais optaram por não investir noensino profissional, repassando para a iniciativa privada essa tarefa. Assistiu-se então ao desmonte e ao fechamento das Escolas Técnicas Públicas e o surgimento de inúmeras universidades privadas...
tracking img