Um alerta para a depressão infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um ALERTA para a Depressão Infantil

Quando nos deparamos com a palavra Depressão, o primeiro pensamento que surge é “um ser humano, normalmente do sexo feminino, acometido por um forte sentimentode tristeza e desanimo”. Não estamos errados em pensar assim, no entanto, nesse momento, esquecemos de nos atentar para as outras modalidades existentes do Transtorno de Humor Depressivo que acometemigualmente, homens, crianças e adolescentes. O Transtorno Depressivo Infantil por exemplo, é um transtorno do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança ou do adolescente, interferindo emseu processo de maturidade psicológica, biológica e social.
Os sintomas da Depressão Infantil normalmente são diferentes dos sintomas encontrados nos adultos, possivelmente devido ao costanteprocesso de desenvolvimento vivenciado durante essa faixa etária. Embora na maioria das ocorrências a sintomatologia da Depressão Infantil seja atípica, alguns pacientes podem apresentar sintomas clássicosde Depressão, tais como tristeza, ansiedade, expectativa pessimista, mudanças no hábito alimentar e no sono, fobia escolar ou, por outro lado, problemas físicos, como dores inespecíficas, fraqueza,tonturas, mal estar geral que não respondem ao tratamento médico habitual. Na criança e adolescente a Depressão, em sua forma atípica, esconde verdadeiros sentimentos depressivos sob uma máscara deirritabilidade, agressividade, hiperatividade e rebeldia. As crianças mais novas, devido à falta de habilidade para uma comunicação que demonstre seu verdadeiro estado emocional, também manifestam aDepressão atípica, apresentando comportamentos hiperativos.
O reconhecimento de um quadro depressivo na infância e na adolescência como um transtorno do humor, resultou na elaboração de critérios dediagnóstico para esse quadro, denominando-o de Transtorno Depressivo na Infância e Adolescência, encontrado em sua forma mais detalhada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, no...
tracking img