Ultrasonografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O som é uma sensação que é captada pelo cérebro, sendo um dos mais importantes eventos vitais que faz parte do conjunto da percepção sensitiva do homem.

È gerado através de ondas de vibração mecânica, onde se propaga em um meio elástico (sólidos, líquidos e gasosos), que vem sendo usado pelo homem como um método de interpretação das perturbações no ambiente em que se vive.

Ohomem em seu cotidiano necessita da comunicação entre si e da emissão de sons produzidos pelas mais variadas fontes para melhorar sua sobrevivência.

Baseado em fatos, de que as ondas sonoras propagadas no meio ambiente não são ionizantes e por não apresentarem efeitos nocivos significativos dentro do uso em diagnósticos na medicina. Estas estão sendo utilizadas com freqüência para finsdiagnósticos e terapêuticos, tendo tais peculiaridades:

*É um método não-invasivo ou minimamente invasivo;
*As imagens seccionais podem ser obtidas em qualquer orientação espacial;
*Possibilita o estudo não-invasivo da hemodinâmica corporal através do efeito Doppler;
*A aquisição de imagens é realizada praticamente em tempo real, permitindo o estudo do movimento de estruturascorporais.

Através dessas peculiaridades o ultra-som (som de alta frequência) vem sendo um dos métodos de diagnóstico por imagem mais utilizado.














METODOLOGIA


História da ultra-sonografia

A história do ultra-som iniciou-se em 1794, através da experiência de Lazzaro Spallanzim, que demonstrou a orientação dos morcegos era feita mais pela audição do que pelavisão para localizarem obstáculos e presas. Em 1880 Jacques e Pierre Curie deram um passo inicial para o estudo do ultra-som, descrevendo as características físicas de alguns cristais.

O estudo do ultra-som foi impulsionado com objetivos militares e industriais para fins de comunicação, destacando o desenvolvimento do radar, o qual utilizava-se analogamente do eco de ondas de rádio para adeterminação de distâncias e localização de objetos no ar.

Já no período de 1948-1950 surge a primeira imagem seccional resultante do sistema construído por Douglas Howry e W Roderic Bliss.

No começo as imagens eram em preto e branco sem graduação, surgindo em 1971 a introdução da escala de cinza na imagem por Kossof, na Austrália, onde diversos níveis de intensidade de ecos são representados pordiferentes tons de cinza na tela.

Desde 1980 aos dias atuais o ultra-som vem sendo inovado através de desenvolvimento tecnológico, transformando esse método em um instrumento de investigação com diagnósticos mais eficazes.

OS SONS

Usualmente considerar o som em termos de seus efeitos físicos aos nossos ouvidos, passou a ser uma visão limitada uma vez que este já adquiriu inúmeras outrasparticularidades diante da sociedade.
O som como aplicação simplificada da medicina, pode ser visualizado na voz humana, além da sensação produzida no ouvido humano por um trem de ondas sonoras. Suas aplicações nesta área se expandem consideravelmente. Já se conhecem atualmente inúmeros exames que tem seu princípio de funcionamento a partir de ondas sonoras.

As ondas sonoras possuem freqüênciasdistintas e esta propriedade acarreta uma divisão destas ondas em dois tipos, em especial:

* Infra – sonoras: freqüências sonoras abaixo do intervalo auditivo normal, ou menor que 20 Hz. É produzido por fenômenos naturais como ondas de tremor de terra e variações de pressão atmosférica; pode ser também produzido mecanicamente.
* Ultra – sonoras: intervalo de freqüências acima de20.000 Hz. Clinicamente é usado em várias especialidades. Há uma crescente tendência em implantar equipamentos de ultra-som na área de diagnósticos radiológicos, e alguns radiologistas especializam-se nas imagens ultra-sônicas do corpo. O ultra-som é também usado pelos obstetras para examinar o feto. Ele freqüentemente dá mais informações que um raio-X, e é menos perigoso para o bebê.

O...
tracking img