Ultraromantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ultraromantismo

ALVARES DE AZEVEDO – LIRA DOS VINTE ANOS

Características predominantes : É um poema sobre um romance de um adolescente onde ele mostra seus desejos e frustrações de sua vida. Possui a maior característica do romantismo , o Egocentrismo onde os poemas são elaborados na primeira pessoa. Ex: Em de noite — dormias,

Do sonho nas melodias,

Ao fresco da viração;

Em baladana falua,

Ao frio clarão da lua,

Aos ais do meu coração!

Ah! que véu de palidez
Ele expressa seu amor por uma jovem com timidez porem romântico mais uma característica da época. Possui sentimentalismo , mulher inacessível,etc
"Era uma noite — eu dormia

E nos meus sonhos revia

As ilusões que sonhei!"

"E é tão doce dormir! é tão suave

Da modorra no colo embalsamado

Ummomento tranqüilo deslizar-se"
Tem apresença de imagens que mostram a presença feminina em elementos comuns: seio palpitante, olhos, beijos perdidos, cabelos soltos. O sonho volta a ser a forma de prazer sem remorso para um poeta adolescente que tem medo diante do amor.

Características predominantes : É também uma obra egocêntrica onde o autor expõe o seu pensamento dizendo tudo em primeirapessoa,ele faz o poema a uma mulher no qual dançou na noite passada. Ex:” Tu, ontem,
Na dança
Que cansa,
Voavas
Co'as faces
Em rosas
Formosas
De vivo,
Lascivo
Carmim;
Na valsa
Tão falsa,
Corrias,
Fugias,
Ardente,
Contente....”
Apresenta outra característica no qual mostra o que ocorreu na vida do autor.Também mostra muito de sentimentalismo nesse poema,onde ele conta o quão apaixonadoele ficou pela mulher assim como ela ,mas ela não admite tornando a inacessível.

FAGUNDES VARELA – IRA DO SUL

Características predominantes :Nesse poema ele expressa o odio que ele possui desejo de liberdade, de igualdade e de reformas sociais; e a valorização da Natureza, que é vista como exemplo de manifestação do poder de Deus e e uma fuga para o homem que foge dos vícios e corrupções davida em sociedade.

“A noite desce. Os furacões de Assur
Passam dobrando os galhos à videira,
Todos os plainos de Salisa e Sur
Perdem-se ao longe em nuvens de poeira.

Minh'alma se exacerba. O fel d'Arábia
Coalha-se todo neste peito agora.
Oh! nenhum mago da Caldeia sábia
A dor abrandará que me devora!”


ALVARES DE AZEVEDO – NOITE NA TAVERNA

Características predominantes:

Nestelivro de contos macabros, com histórias de amor e morte,
        As histórias de Noite na Taverna são carregadas de fantasia. Passam-se em diferentes países da Europa, seus personagens são apaixonados por mulheres perdidas. O amor é sempre punido com a loucura e a morte onde jamais se realiza plenamente.       Ex: partiu, mas deixou-me os lábios ainda queimados dos seus, e o coração cheio degérmen de vícios que ela aí lançara. Partiu. Mas sua lembrança ficou como o fantasma de um mau anjo perto de meu leito. Quis esquecê-la no jogo, nas bebidas, na paixão dos duelos. Tornei-me um ladrão nas cartas, um homem perdido por mulheres e orgias, um espadachim terrível e sem coração.”

Nessa obra ele usa muito do egocentrismo e o escapismo que é o culto a morte .

Todos eles possuemcaracterísticas do mal do século que era o fato de voltaerem inteiramente para dentro de si mesmos, onde esses poetas expressaram em seus versos pessimistas um profundo odio pela vida.Pois a maioria morreram muito jovens...

Biografias

Álvares de Azevedo

Álvares de Azevedo (1831-1852) foi um poeta, escritor e contista, da segunda geração romântica brasileira. Suas poesias retratam o seu mundointerior. Seus poemas falam constantemente do tédio da vida, das frustrações amorosas e do sentimento de morte. A figura da mulher aparece em seus versos, como um anjo, como um ser mortal, mas sempre inacessível.
Álvares de Azevedo deixa transparecer em seus textos, a marca de uma adolescência conflitante ,representando a experiência mais dramática do Romantismo brasileiro.
Em alguns poemas,...
tracking img