Ulceras e gastrite

Páginas: 2 (426 palavras) Publicado: 13 de junho de 2011
ÚLCERA PÉPTICA
O que é?
A úlcera é uma lesão do revestimento (mucosa) do esôfago, estômago ou duodeno, que é a porção inicial do intestino.
O que se sente?
A manifestação mais comum da úlcera éa dor, tendo quatro características fundamentais, que auxiliam no diagnóstico, tais como: tipo, localização, ritmo e periodicidade. A dor, em geral, é referida como uma queimação e, às vezes, comodor de fome. Na maioria das vezes, localiza-se "na boca do estômago", podendo o paciente apontar com o dedo o ponto doloroso. A ritmicidade é entendida pelo alívio da dor com a alimentação, sendodescrita como do tipo "dói, come e passa". Outra característica marcante da dor, principalmente da úlcera duodenal, é sua ocorrência à noite, acordando o paciente durante a madrugada, quase sempre na mesmahora e que alivia com a ingestão de leite, antiácidos ou mesmo de água.. Outros sintomas podem ocorrer como enjôo, vômitos e plenitude (sensação de peso ou estufamento no estômago) após as refeições.A azia, apesar de não ser diretamente causada pela úlcera, está associada em muitos casos.
Como se previne?
O uso indiscriminado de antiinflamatórios deve ser combatido. Quando necessários, devemser usados com supervisão do médico, que poderá prescrever medicamentos que visam evitar a úlcera. Desestimular o fumo também constitui uma ótima atitude preventiva.
Saiba como evitar a gastrite
Agastrite é uma inflamação das mucosas do estomago. As causas são muitas: o uso do álcool, cigarro, café, que prejudicam os delicados tecidos de revestimento interno do aparelho digestivo, alimentosmuito quentes, como o chimarrão, ou muito frios, medicamentos como antibióticos e aspirinas; alimentos ricos em proteína animal; ansiedades e problemas no sistema nervoso. Conheça algumas dicasimportantes para evitar a azia, um dos piores incômodos que a gastrite pode provocar:
- Em períodos de estresse, ansiedade, pressão, agitação e medo, coma somente frutas ou tome sucos. Não use proteínas ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dieta para gástrite e ulcera
  • Gastrite e Ulcera Peptica
  • Úlcera estomacal e gastrite
  • Resumo gastrite e ulcera
  • Gastrite, úlcera, doença celíaca
  • Gastrite e úlcera gastrica
  • Fisiologia Humana- Gastrite e ùlcera gástrica
  • Gastrite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!