Ulcera venosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com Brasil (2008; 2002) ao avaliar a úlcera, é importante considerar os seguintes pontos:
1. História do paciente: verificar a queixa principal, presença de fatores que interferem nacicatrização, data do início da úlcera, causa, se é a primeira ou é recorrente; presença de dor e tratamentos já utilizados anteriormente, inclusive os caseiros.
2. Exame físico: verificar as medidasantropométricas (peso e altura), localização da úlcera, condições da pele, presença de calosidades, atrofias musculares, edema, pulsos (pedioso e tibial posterior), alterações de sensibilidade e sinais deinflamação. A avaliação dermatoneurológica ajuda a detectar problemas de sensibilidade, conforme descrito no Manual de prevenção de incapacidades.
3. Avaliação psicossocial: este aspecto também deveser avaliado, pois alterações em sua imagem corporal e ansiedade em relação ao diagnóstico podem levar o paciente a situações de estresse, o que contribui negativamente para a cicatrização.
4.Autocuidado: identificar esta possibilidade em relação à úlcera do paciente, ensinando-o e estimulando-o a realizar seu curativo (quando possível) para adaptar-se às atividades da vida diária.
5.Características da úlcera e da pele ao seu redor: podem indicar alterações como dor, hiperemia, calor, edema, maceração, ressecamento, descamação, eczema, hiperpigmentação ou outras alterações, também valiosaspara direcionar o tratamento.
6. Características do exsudato: o exsudato pode ser: seroso, serosanguinolento, sanguinolento, piosanguinolento e purulento. O exsudato purulento indica processoinfeccioso. A observação da quantidade de exsudato é importante para avaliação da úlcera e pode ser estimada por observação clínica e quantificada pela drenagem.
7. Aparência da úlcera: o tipo de tecidopresente indica a fase do processo de cicatrização em que a úlcera se encontra.8. Mensuração da úlcera: permite acompanhar a evolução do processo de cicatrização.
9. Monitoramento do tratamento de...
tracking img