ula-tema 04: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Karl Marx e o Materialismo Histórico

Aula-tema 04: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Karl Max e o Materialismo Histórico

1) Estão entre os conceitos estruturantes das análises de Karl Marx, exceto: 

Resposta correta:I, II e IV.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A resposta está correta porque o pensamento marxista se fundamenta no materialismo histórico, corrente de pensamento não relacionada aopositivismo e ao idealismo.

2) (AERONÁUTICA, 2008 – Magistério Sociologia) O Estado, na perspectiva do materialismo histórico, é considerado: Escolher uma resposta. 

Resposta correta: Aparelho comdireção hegemônica de classe.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A resposta está correta porque, na perspectiva de Karl Marx, o Estado, longe de representar o bem comum, aparece como aexpressão dos interesses da classe dominante, ou seja, da burguesia.

3) O principal antagonismo da sociedade capitalista, apontado por Karl Marx, está relacionado: Escolher uma resposta. 

Respostacorreta: À luta de classes.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A resposta está correta porque, na visão de Marx, apesar de dependentes uns dos outros, burgueses e proletários eram classessociais opostas, com interesses conflitantes, e destinadas à luta de classes.
4) Sobre a visão marxista sobre a escola e a educação, é correto afirmar que: Escolher uma resposta. 

Respostacorreta: A construção da sociedade comunista passa pela presença da ação educativa.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A resposta está correta porque, de acordo com Marx, tanto a transformaçãodo indivíduo, como a da sociedade, passam pela educação e, portanto, pelas escolas.

5) Classifique as proposições abaixo como Verdadeiras ou Falsas:

Resposta correta: III e IV.
Comentário sobrea resposta correta: Parabéns! A resposta está correta porque, de acordo com Marx, a educação deveria consistir em uma possibilidade de superação da ordem social capitalista e, para tanto, deveria...