UIG GLOSSARIO Uso

551 palavras 3 páginas
GLOSSÁRIO
Amostra – coleção de dados relativos a uma parte da população que a representa. É usada, na maioria das vezes, por causa da impossibilidade e dos custos de coletar informações de todos os elementos da população.
Análise criminal – coleção de métodos para planejar ações e políticas de segurança pública, obter dados, organizá-los, analisá-los, interpretá-los e deles tirar conclusões.
Censo populacional nacional – estudo estatístico que possibilita o recolhimento de várias informações referentes à uma população, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas, profissão, entre outras coisas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos na maioria dos países.
Ciências da Natureza – estuda duas ordens de fenômenos: os físicos e os vitais, ou as coisas e organismos vivos.
Ciências Humanas – aquelas que têm o próprio ser humano como objeto de estudo.
Criminólogo – profissional que trabalha com um conjunto de conhecimentos que se ocupa do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso, bem como da personalidade do criminoso e da maneira de ressocializá-lo.
Empirismo – conhecimento adquirido pelos sentidos, pela experiência sensível.
Qualquer conhecimento produzido por outros tipos de experiência (crenças, valores etc.) ou explicação que resulte de ideias inatas é, sob o ponto da validade científica, desqualificado. Heterogeneidade – qualidade do que não possui uniformidade, coerência e/ou correspondência; particularidade do que é composto por partes distintas.

Indicador

social



medida,

geralmente

estatística,

usada

para

traduzir

quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado

aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas.
Mapa de Kernel – recurso utilizado para criar um mapa raster de densidade (mapa de calor ou heatmap) a partir de uma

Relacionados

  • Brasil, de getúlio a castelo
    172578 palavras | 691 páginas