Uhuu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gustavo Castello de Melo
Serapião, Fernando. Paralelos
(e transversais) na história da
Casa paulista.




O programa de necessidade deve atender todas as necessidades de uma casa : dormir,comer, etc. Mas os hábitos mudam de época e lugar.
As construções paulistanas possuem 3 fazes : colonial / taipa de pilão, eclética / tijolo, moderna / concreto.

Casas de taipa

Essas casas eramfeitas com terra umedecida e prensadas com uma forma de madeira, a forma definia a espessura da parede. O padre jesuíta Afonso Brás é considerado o iniciador da taipa em São Paulo.
As casas possuíamtrês espaços: A primeira , a de convívio com a família, visinhos, e estranhos, A segunda, o dormitório “alcova” que eram quartos sem janelas, A terceira, espaço destinado a trabalhos.
As paredes dascasas eram sempre retas, pois a taipa limitava as construções.

Casas de tijolos

Com a riqueza que o café trouxe o tijolo se tornou popular, sendo ele adotado como símbolo da modernidade “a casamodernizou-se de dentro pra fora.” (pg. 05).
O dinheiro do café pedia mudanças, assim a alcova foi eliminada apareceu a iluminação natural, e depois a iluminação artificial, surgiu o desenho emtelhados, com isso surgiu a necessidade de mão de obra qualificada, São Paulo é invadido por uma leva de estrangeiros.
Surgiram novas tecnologias, fogão a carvão e a gás, sistemas de luz e água, etc.Casas de concreto

Surgem os bairros-jardins, houve predomínio de casas ecléticas, surge apartamento moderno. Uma série de parcerias entre arquitetos locais e estrangeiros é chamada de escola paulistae como resultado dessa parceria foi construído uma série de casas com características modernas, servindo como influencia para os arquitetos q se formavam.
Na década 1940 foram criadas as faculdadesMackenzie e a FAU/UPS.

Brutalismo Caboclo

Foi um movimento que procura não esconder os elementos estruturais das edificações.
A casa inaugural do brutalismo foi a casa Baeta de Vilanova...
tracking img