uhuhhh

1145 palavras 5 páginas
Herman Ludgren

Herman Theodor Lundgren (Norrköping, c. 1835 - Recife, 1907)1 , foi um empresário sueco naturalizado brasileiro, cujos herdeiros, entre os quais o seu homónimo filho primogénito Herman Theodor Lundgren (jr), mais de ano e meio após a sua morte, dia 25 de setembro de 1908 fundaram as Casas Pernambucanas, motivo pelo qual se tornou o seu fundador póstumo. Era filho de Johann Willhem Lundgren, um pequeno industrial da cidade de Norrköping, na Suécia. Nada se sabe sobre a situação financeira de seu pai quando Herman decidiu emigrar.

Herman deixou a Suécia em 1855, fazendo uma viagem de dois meses por mar até atingir o Rio de Janeiro, com o objetivo de se aventurar e enriquecer nas Américas. Poliglota - falava além do sueco, alemão, inglês e aprendeu rapidamente o português -, decidiu estabelecer-se no Recife (então a segunda cidade mais importante do Brasil) por entender que lá teria menos concorrência. Antes de ir para o Recife, passou por Salvador. Alguns biógrafos citam os frequentes surtos de febre amarela, que ocorriam então no Rio de Janeiro, como um dos possíveis motivos de sua mudança para o nordeste.

Logo arrumou um trabalho no porto do Recife, como intérprete para estrangeiros que chegavam à cidade. Nesse mister tornou-se tão conhecido que foi nomeado cônsul honorário dos países nórdicos no Recife. Começou a ganhar dinheiro fazendo corretagem de navios. Trabalhando no porto, percebeu que toda a pólvora no Brasil era importada e custava muito caro. Assim decidiu fundar uma fábrica de pólvora no Recife, em 1866, a Pernambuco Powder Factory. Enriqueceu vendendo essa pólvora, que distribuia usando uma frota própria de veleiros. Por causa das suas atribuições consulares, em 1876 Herman Lundgren conheceu Anna Elisabeth Stolzenwald , com quem veio a se casar, em 1877.

No princípio do século XX, Herman Lundgren comprou da firma Rodrigues Lima & Cia. uma fábrica de tecidos situada em Paulista, então um distrito de Olinda, a Companhia de

Relacionados