ugvouh

2134 palavras 9 páginas
A história da dança espanhola Fandango
Frequentemente chamada de dança da corte, o fandango continua a ser um núcleo de dança na Espanha. No século 21, ele é considerado uma dança folclórica em Portugal, Espanha, sul da França e na América Latina. A influência e atração do fandango ainda vive e a dança está sendo executada por profissionais e amadores em palcos, competições e pistas de dança da comunidade.
Origem
A maioria data a dança fandango para antes de 1760, na Espanha, originada em Servilha, e há conjecturas de que foi trazida para a Espanha pelos fenícios. Alguns argumentam que a verdadeira origem da música e dança fandanga começou com os compositores italianos presentes na corte real da Espanha, no período Barroco, e o compositor Boccherini disse ter desenvolvido o primeiro fandango lento.

Influência
A influência da dança fandanga é vista nas Filipinas devido à colonização espanhola. O fandango ainda é executado hoje com algumas variações regionais. O fandango espanhol influenciou Cueca, a dança nacional do Chile, quando os espanhóis dominaram a cultura chilena durante o período colonial. Quando o fandango foi pensado para ter alguns movimentos que não eram muito aceitáveis para os europeus, o bolero evoluiu. Quando aprendem a dança cultural do sudoeste dos Estados Unidos, as pessoas se voltaram para a dança fandanga.

Características
Lento e gentil, o fandango começa com a música em Lá menor e, então, o tempo aumenta ao tempo triplo em Mi maior. Os passos são deliberados, com um rápido trabalho de pés, como sapateado. A dança era executada em solos ou em casais. Quando realizada por casais, um parceiro guia define o ritmo e a sequência de passos. A condução muda de um parceiro para o outro e é caracterizada por uma breve pausa dramática algumas vezes chamada de "pé arrastado", enquanto os dançarinos mantêm uma pose. Castanholas são usadas, há batidas de pé e estalar de dedos.
Evolução
Pela dança ser atraente e dramática, o fandango tem

Relacionados