Ufsc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1
Notas: 1
A exemplo da explicação que anteriormente fornecemos para a Figura 1, proceda à explicação da Figura 2, produzida pelo cartunista Laerte (2008). Perceba que você deve explicitar a leitura que se tem da figura e aplicar os conhecimentos que construímos sobre a noção de texto. Atente para a polissemia do verbo “mexer” e pesquise sobre Neanderthal (ou Neandertal) para compreender porque esse local foi citado no contexto da tira a seguir.

Fonte: Laerte (2008)
Resposta:
Sob meu ponto de vista, o que fica claro na figura, é a ironização que o entrevistado faz sobre a demanda do entrevistador a respeito de sua capacidade de “mexer com computador”, podendo ser entendido como uma crítica a forma como lhe foi perguntado ou como ironia pura sobre o questionamento recebido.|
Question 2
Notas: 1
Planeje uma forma de comunicar, por correio eletrônico, a mudança de procedimentos de padrão de uma empresa. Lembre-se de que mudanças costumam provocar resistências: como vencê-las? Empregue, no texto que vai elaborar, as técnicas de comunicação escrita estudadas nesta seção e atente para a contextualização a seguir.
Contextualização: Em uma empresa que renovadocumentos, há filas de espera significativas, o que tem deixado os clientes insatisfeitos. Tudo acontece porque há um grande questionário a ser preenchido toda vez que o cliente chega. Um dos funcionários da empresa teve a ideia de disponibilizar o questionário via internet, para ser preenchido previamente por quem assim desejar proceder. A ideia é boa e agilizaria os trabalhos, mas há uma equipecontrária à mudança.
Como comunicar a implementação da ideia sem gerar indisposição, conflito entre funcionários e, o pior, insatisfação ou ausência de resposta dos interlocutores?
Resposta:
Prezados colaboradores;

Com vistas a melhorias em nossa rotina de trabalho, buscando maior agilidade operacional para nossos processos e maior qualidade aos serviços prestados, estamos alterando uma partede nosso processo conforme segue:
1-O questionário que atualmente é preenchido por nossos clientes ao chegar a fila para atendimento, também será disponibilizado via internet, para que os clientes que assim desejarem possam traze-lo previamente preenchido.
Tal medida esta sendo implementada por acreditarmos, que possa agilizar o processo, tornando as rotinas operacionais internas mais ágeis, epor conseguinte melhorando a condição de trabalho de cada um, além de que estaremos agilizando o atendimento aos nossos clientes.
Desde já agradecemos e contamos com o empenho de cada um, na divulgação desta alteração de processo, afim de que possamos incentivar o uso desta ferramenta, tornando nosso trabalho mais ágil e aumentando a satisfação de nossos clientes.

Att

A Direção

|Question 3
Notas: 1
O Texto 1, abaixo, foi retirado de um almanaque do início do Século XX. Em uma primeira leitura, percebe-se que a forma não corresponde à ortografia oficial do Português brasileiro atual. Em uma leitura atenta, percebe-se, também, que o que pode ser deduzido do conteúdo do texto não está adequado à visão de mundo deste novo século. Já o Texto 2, também a seguir, foi retiradoda Revista Veja de 22/07/98. (DIEDRICH, 2000, p. 23).

Texto 1
“A memoria funciona melhor no verão do que no inverno, segundo assegura um médico francez. Isso explica porque os povos dos climas torridos são em geral de raciocinio mais rapido do que os dos climas termperados ou glaciaes.
Pode ser que sim. Mas os africanos desmentem essa regra, que, como todas as outras, tem excepções.”(Almanaque Eu sei Tudo, 1922).
Texto 2
“Por determinação genética, os negros retêm até 30% a mais de nicotina do que os brancos, mostra um estudo da Universidade da Califórnia. São por isso mais vulneráveis ao vício e mais suscetíveis às doenças relacionadas ao cigarro.”

a) Explique a frase do Texto 1 “Mas os africanos desmentem essa regra, que, como todas as outras, tem excepções.”, de maneira a...
tracking img