UFPB SEMIN RIO Elisa Pronto

3799 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS EM BIBLIOTECONOMIA

DISCENTE: BELRISMAR ALVARENGA
DIOGENESES BATISTA
DIORGENESES ALBUQUERQUE
MARIA ELISA DA SILVA OLIVEIRA
SIMONE A. LEMOS

JOÃO PESSOA-PB

2014

SEMINÁRIO: SEGUNDA LEI E SUA LUTA

DISCENTE: BELRISMAR ALVARENGA
DIOGENESES BATISTA
DIORGENESES ALBUQUERQUE
MARIA ELISA DA SILVA OLIVEIRA
SIMONE A. LEMOS

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Fundamento em Biblioteconomia, da Universidade Federal da Paraíba, para obtenção de avaliação.
Professor: Edilson De Melo filho

João Pessoa-PB
2014
RESUMO

Este trabalho relata a história e a importância da biblioteca na vida de uma pessoa; para uma comunidade; uma cidade; um Estado e até mesmo para um País. È na biblioteca pública que está a historia de um povo, e através do bibliotecário e seus relatos conhecem a historia desse usuário, seja ele um professor, um acadêmico, um doente, um camponês, uma dona de casa, um doente, seja com necessidades especiais ou não. Uma biblioteca não se faz devido sua importância, sua imponência, ou sua grandeza, mas sim do bibliotecário, seus propósitos e quando ele consegue ter visão de que cada Leitor é único e que para cada Leitor tem o seu Livro. Ranganathan foi brilhante em sua identificação do significado de uma biblioteca, quando criou as Leis e administrando-a segundo A Segunda Lei, define quão é importante o público alvo de uma biblioteca e não sua posição social.
Palavras-chave: Biblioteca. Usuário. Bibliotecário. Ranganathan.

INTRODUÇÃO As leis de Ranganathan se resumem em cinco. Neste estudo vamos nos ater a estudar a segunda lei que é a que “Todo o livro tem o seu leitor” – nesta lei Ranganathan ensina que os livros são para todos, sem distinção de classe social,

Relacionados

  • Arte
    71186 palavras | 285 páginas