uestter

4130 palavras 17 páginas
ACIONAMENTO E COMANDOS ELÉTRICOS

INTRODUÇÃO
Antes de começar a falar sobre as diversas formas de acionar e controlar o funcionamento de um motor ou outro dispositivo, vamos primeiro fazer um breve resumo sobre motores.
Em geral, as maquinas convertem uma energia em outra. Um motor a combustão converte energia química em energia mecânica, um motor elétrico converte a energia elétrica em energia mecânica.
Onde então utilizamos estas conversões de energias para gerar diversos tipos de trabalho. Ex. um motor acoplado a uma bomba, faz a movimentação da água no interior de uma tubulação.

MOTORES ELÉTRICOS

Com uma construção simples, versátil e de baixo custo, aliado ao fato de utilizar uma fonte de alimentação, a energia elétrica, o motor elétrico é hoje o meio mais indicado para a transformação de energia elétrica em energia mecânica (movimento rotativo).

46

Tipos de motores elétricos

47

Motor trifásico (site WEG motores)

Elementos básicos de um motor
Para entender os elementos de um motor, vamos definir os tipos de motores quando ao tipo de alimentação. Na figura abaixo podemos identificar estes elementos.

Vista explodida (site WEG motores)
48

TIPOS DE ACIONAMENTOS
 ACIONAMENTO CONVENCIONAL – Conhecido como partidas convencionais de motores utilizam-se de dispositivos eletromecânicos para o acionamento (partida) do motor (ex. contatores eletromecânico, interruptores mecânicos, etc.).
 ACIONAMENTO ELETRÔNICO – conhecido como partidas eletrônicas de motores utilizam-se de dispositivos eletrônicos que realizam o acionamento do motor (ex. softstarters, inversores de frequência, etc.).
Os sistemas de acionamento têm como funções básicas:

 A conexão e desconexão do motor à rede de alimentação;
 O comando e o controle das características de desempenho durante a partida.

Para acionamento de forma segura e precisa destes motores são aplicadas os seguintes tipos de partidas:  Partida Direta/ Reversora: Acionamento

Relacionados