Uefi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Realizado por:
-Nelson Neves 29017
-Ruben Domingues 29021
-> 2ºGEI – 2010/2011 <-


Índice
Introdução 3
O que é a placa gráfica? 4
Interface de Conexão 6
Conversão de Dados 7
Tecnologia Multi-GPU 8
Processos de Renderização 10
API’s (Interfaces de programação de aplicativos) 11
Placas Gráficas e o Mercado Actual 12
Conclusão 13Introdução

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de sistemas digitais e arquitectura de computadores, relativo ao módulo 8, solicitado pela professora Ana Fernandes.
Temos como principal objectivo, obter mais conhecimentos deste componente tão fundamental num computador, esperamos ficar a conhecer o seu funcionamento e quais são as suas principais funções.
Durante este trabalho vamos abordarassuntos relacionados com as conexões das gráficas, os seus GPU’s, memórias e preços a nível do mercado, mas com certeza que no decorrer da realização deste trabalho iremos encontrar mais informação e assim abordaremos mais assuntos sobre este tema.

O que é a placa gráfica?
A função das placas gráficas é a de construir as imagens que são apresentadas nos monitores dos computadores. O conteúdodessa memória está sempre a ser actualizado pela placa gráfica e por ordem do processador. Quanto mais memória de vídeo existir no sistema, melhor é a resolução e mais cores são possíveis de representar.
Funcionamento
A placa gráfica funciona da seguinte forma: envia pixéis gráficos para um ecrã, bem como um conjunto de manipulação de gráficos simples:
* Deslocação dos blocos (cursor do rato);* Traçado de linhas;
* Traçado de polígonos.
As placas gráficas recentes estão equipadas com processadores especializados no cálculo de cenários gráficos complexos em 3D.
Constituição de uma placa gráfica
A placa gráfica é constituída por um GPU, por uma RAM, por um conversor que converte dados digitais em analógicos que é o RAMDAC, por portas de saída que podem ser VGA, DVI, HDMI ou/eDisplayPort , também contêm um barramento PCI – Express ou AGP e uma BIOS.

GPU
É a Unidade de Processamento Gráfico, ou seja, é um microprocessador especializado em processar gráficos
Memória de uma Placa Gráfica
Existe uma memória RAM na placa Gráfica, que é conhecida como memória vídeo.
De um modo geral, quanto maior for a quantidade de memória, maior será o numero de cores que podem serobtidas nas resoluções mais altas.
Esta memória está sempre a ser actualizada pela placa gráfica e por ordem do processador.
Resolução de uma Placa Gráfica
A resolução é uma característica importante e está associada á melhor ou pior qualidade de imagem apresentada no ecrã.
Os ecrãs, dos monitores, bem como os televisores, são constituídos por milhares de pixéis.
Os pixéis são pequenos pontosno ecrã, que são preenchidos por cores e todos juntos formam a imagem. Quantos mais pixéis existirem no ecrã de um monitor melhor será a imagem apresentada, isto é, melhor será a resolução.
Como os ecrãs não são quadrados possuem mais pixéis na horizontal do que na vertical.
Ao número de pixéis na horizontal dá-se o nome de resolução horizontal e ao número de pixéis na vertical dá-se o nome deresolução vertical.
Para sabermos o número de pixéis que existem, basta multiplicar os pixéis horizontais pelos verticais.

Refrescamento de uma Placa Gráfica
É o número de frames geradas por segundo no monitor, e é medido em Hz (Hertz).

  

Interface de Conexão

* VGA é um standard de gráficos computados introduzido em 1987 pela IBM. É um conector que trabalha com dados analógicos eos transfere em modo paralelo.

* DVI é um padrão de interface de vídeo criado para melhorar a qualidade dos dispositivos de vídeos digitais, como monitores LCD e projectores digitais, ao contrário do VGA este já transmite dados digitais em série.

* HDMI é uma interface totalmente digital de áudio e vídeo capaz de transmitir dados não comprimidos, veio inovar devido á sua capacidade...
tracking img