Ucsal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
ENGENHARIA CIVIL

TEOLOGIA



Salvador
Março de 2012
O teocentrismo coloca Deus como o centro do universo. Este pensamento, predominante naidade média, recorria à fé para explicar as coisas que não eram explicadas pela ciência, o que limitava o homem a acreditar numa única verdade. Sendo assim, não havia maiores interesses pelabusca do conhecimento, o que de certa forma limitava a evolução da ciência como um todo, pois tudo está explicado através da fé. Na verdade o antropocentrismo nada mais era que um jeito deoprimir o pensamento do homem para a igreja poder se perpetuar no poder.
Como a chegado do Renascentismo e o pensamento antropocêntrico, o qual colocava o homem como centro do universo eassim age e explica os fatos baseado na sua racionalidade o que contribui para o avanço das ciências, que passam a ter papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. Aumenta assim asede pelo conhecimento e os acontecimentos passam a ter embasamento cientifico.
Já a visão holística, diz que um homem é um ser indivisível e não pode ser analisado fora de um contextosocial, de forma isolada. Assim como o homem as ciências passam a integrar-se e tornam-se interdependentes, é como o corpo humano, que apesar de cada órgão exercer uma função só funciona comoo trabalho, em conjunto de todos. Desta forma, não só a engenharia, mas outras ciências passam a recorrer aos conhecimentos de outras ciências para um melhor desempenho de suas atividades.Por último, a nanotecnologia chega para revolucionar todas as ciências. No caso da engenharia civil, a mesma promete uma reviravolta no que se conhece hoje em termos de estrutura. Com ouso da nanotecnologia, conseguiremos criar materiais que se reorganizam e respondem a estímulos externo, assim serão muito mais forte e mais leves o que exigirá muito menos energia.
tracking img