Ucam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A primeira estrada de ferro brasileira foi constru¬ída em 1854 por Visconde de Mauá, ligando o Porto Mauá na baía do Rio de Janeiro até sopé da Serra de Petrópolis (localização da Corte Imperial), como forma de impressionar Dom Pedro II. Somente após a cons¬trução desta, é que as ferrovias serviriam para escoar produtos primários da divisão do trabalho.
Até a inauguração dasprimeiras ferrovias, o transporte de mercadorias no Brasil era feito através de centenas de tropas de muares que levavam a produção agrícola do interior do país aos centros urbanos e portos para exportação. Estima-se que chegavam anualmente ao porto de Santos cerca de 200 mil mulas que transportavam sacas de café e outros produtos. A primeira ação de incentivo á implantação de ferrovias no país se deuem 1828, durante o reinado de Dom Pedro I, onde o governo autorizou a construção de estradas (de rodagem e de ferro) no país por meio de Carta de Lei (a chamada Lei José Clemente).
Posteriormente no período da regência provisória foi apresentada a Lei n.º 101, de 31 de outubro de 1835 que outorgava a investidores privados uma concessão de construção e operação por 40 anos de estradas de ferroligando Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.
O sistema de transportes brasileiro define-se atualmente por uma estrutura variada composta, basicamente, por cinco modais entre eles temos o ferroviário que atualmente, possuem 29.706 Km de linhas de tráfego, quilômetros de extensão (1121 eletrificados) espalhados por 22 (e o Distrito Federal) dos 26 estadosbrasileiros, divididos em 4 tipos de bitolas Larga (irlandesa) - 1,600 m: 4.057 km, Padrão (internacional) - 1,435 m: 202,4 km, Métrica - 1,000 m: 23.489 km e Mista - 1,600(1,435)/1,000m : 336 km das quais 28.840 Km estão sob administração de empresas concessionárias. Boa parte da malha ferroviária do país concentra-se nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, atendendo parte do Centro-Oeste e Norte do país, compredominância da operação ferroviária no transporte de cargas.

O Brasil possui uma malha ferroviária extensa, mas que se concentra apenas, em algumas regiões do país.Seus elevados custos fixos de manutenção e desenvolvimento, retardam o desenvolvimento desse modal. Apesar de seus elevados custo fixos esse modal consegue transportar cargas grandes,é mais econômico que o rodoviário, possuidiversas opções energéticas (vapor, diesel, eletricidade),os trens modernos podem atingir grandes velocidades e estimula o desenvolvimento das indústrias de base.
De modo geral, o transporte ferroviário é o mais utilizado no deslocamento de cargas nos países desenvolvidos nos EUA dispõem da maior rede ferroviária do mundo (296 mil 1cm). Pode-se atravessar o país de leste a oeste (Washington - SãoFrancisco, por exemplo) ou de norte a sul (Chicago — Nova Orleans) por meio de trens.
No Brasil ¼ da participação dos modais utilizados pertencem ao modal ferroviário podemos considerar essa fatia considerável como na amostragem informacional que retrata um vácuo de infra-estrutura para atender ao já existente sistema de transporte e seus modais, e mostra que é emergente a necessidade dedesenvolvimento e principalmente investimentos públicos e privados neste setor da economia, pois num futuro próximo será um agente limitador, por ser constantemente deficitário e contrário ao desenvolvimento industrial e econômico do país, que utiliza de 70% a 80% de sua capacidade industrial instalada contra a falta de expansão intermodal de transportes, entraves burocráticos, políticos e financeiros paraatender a demanda latente e principalmente a futura, pois ao verificarmos o rumo econômico que o país tomou seguindo para ser uma das quatro principais potencias emergentes do mundo, é flagrante que terá de haver uma grande massa de investimentos, capacitações de mão de obra e desenvolvimentos estruturais públicos e privados, somando políticas publicas e ações empresariais no sentido de...
tracking img