Ubuntu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ubuntu

Jefferson Lamonier Silva
201263016-0
Administração
2012.1
Informática aplicada à Administração

Conceito Geral
Ubuntu é um sistema operacional de código aberto (free source),construído à partir da plataforma do Linux, baseado em plataforma Debian, diferenciando-se do mesmo por ser lançado a cada seis meses, por dispor de suporte técnico durante 18 meses após o lançamento decada versão, com versões que podem ter até 5 anos de suporte.
A proposta principal do Ubuntu é oferecer um sistema que qualquer pessoa possa usar, em qualquer idioma, mesmo com nenhum conhecimentotécnico ou específico e independente de limitações físicas. O sistema deve ser constituído por software livre e isento de taxas.
Em 2005, Mark Shuttleworth, um dos idealizadores, junto com a CanonicalLtd, a desenvolvedora, criaram a Fundação Ubuntu, com investimento inicial de U$ 10 milhões, para garantir apoio e desenvolvimento às versões posteriormente lançadas.
Ubuntu vem da expressão africana,“u’buntu”, em tradução livre, “sou o que sou pelo que nós somos”. Com esse nome, os idealizadores tentam mostrar a idéia do projeto, baseada na liberdade concedida pelo software livre e pelo trabalhode desenvolvimento.
Hoje, existem muitas variações, como o “Kubuntu”, que utiliza o ambiente gráfico KDE, “Xubuntu”; para computadores menos potentes, utilizando o ambiente gráfico Xfce; “Gobuntu”,somente com software livre, utilizando o ambiente gráfico GNOME; “Fluxbuntu”, também apenas com software livre, mas utilizando o ambiente gráfico FluxBox; “Ubuntu Studio”, para edição e criação deconteúdos multimédia; e o “Edubuntu”, Ubuntu desenvolvido para o uso em escolas. Existem também as versões não-oficiais, como Lubuntu, Linux Mint, Big Linux, Posseidon Linux e linuxacessivel.org, estaúltima para deficientes visuais. Ocorreram em 2007 com situações de migração ou adoção por parte de organizações e entidades de renome. A Dell, por exemplo, adotou em maio de 2007 o Ubuntu como o...
tracking img