Ubatuba: lendas e histórias como referência de atrativos turísticos

Páginas: 8 (1894 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
PROJETO DE PESQUISA: GESTÃO DE TURISMO

TEMA:

UBATUBA: SUAS LENDAS E HISTÓRIAS COMO REFERÊNCIAS DE PONTOS TURÍSTICOS

1. INTRODUÇÃO

Observa-se que a região litorânea do estado de São Paulo foi de importância primordial para a formação do povo brasileiro e de sua cultura, sendo esta no âmbito econômico, urbanístico, artístico etc. Mas pouco se aproveita o setor turístico, dessavertente para criar atividades e atrativos.
O tema busca abordar pressupostos que discuta a memória cultural e a tradição oral da sociedade de uma localidade, como referência na criação de atrativos turísticos e desenvolvimento de atividades para o segmento.
Em nosso caso, a localidade escolhida é o município de Ubatuba, que conta com atividades e atrativos turísticos baseados emhistórias e lendas locais para se manter, além das belezas naturais.
Localizada no litoral Norte do estado de São Paulo fica a 240 km da Capital paulista e a 310 do Rio de Janeiro. Dista de Santos cerca de 200 km. Sua orla é recortada por 75 praias de belezas naturais de diversas formações. Algumas com acesso por rodovias, outras por travessia de rios ou riachos.
Existem praias que aindaconservam a vida das vilas de pescadores e dos caiçaras com suas tradições culturais.
A Praia das Sete Fontes, é uma das mais belas e tranquila, tem acesso por difíceis trilhas na mata ou de barco por mar. Ainda conserva ao seu redor o esplendor da Mata Atlântica.
São muitos os atrativos naturais que o município apresenta, mas queremos focar a tradição cultural com suas histórias elendas, que formam parte das atrações turísticas oferecidas aos visitantes, que apesar de sua contribuição pequena, ainda resiste no tempo apresentando parte da cultura formadora de nosso povo, representada pelas tradições da comunidade ubatubense.

2. OBJETIVO GERAL

O objetivo da proposta é apresentar possibilidades de se direcionar atividades turísticas a partir de um modelo que advenhado patrimônio cultural e sua tradição, que neste caso seria a tradição oral, por meio de lendas e histórias para chamar atenção ou formalizar atrativos turísticos.
Lembranças de infância em visitas a cidade de Peruíbe, apresentava uma história (estória) por tradição oral, com referência a Cama de Anchieta, uma formação rochosa na praia, local onde o jesuíta descansava depois de peregrinarpelas praias e escrever poemas na areia em companhia de índios da região ou em caminhadas solitárias.
Hoje, passados mais de quarenta anos, vemos a referida localidade se tornar um dos pontos turísticos da peregrinação Caminhos de Anchieta ou Passos de Anchieta, a principio promovido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, com o mesmo perfil da peregrinação do Caminho de Santiagode Compostelo.
Isso nos mostra o potencial da região por ser uma das formadoras de nossa civilização, com suas histórias e estórias que são pouco exploradas no ramo turístico, não só na região como no Brasil não se valoriza esse tipo de atividade.

1. OBJETIVO ESPECÍFICO

O objetivo específico é demonstrar que o turismo regional poder ser desenvolvido a partir de sua memóriacultural e não somente por meio das belezas naturais e as atividades que estas oferecem. Mas, também por intermédio de atrações que tragam o traço da tradição cultural da localidade, que em Ubatuba ainda se conserva e pode servir de modelo para se desenvolver atividades em outras localidades.

3. JUSTIFICATIVA

Justifica-se o tema, por considerarmos pertinente a discussão sobre odesenvolvimento de atrativos turísticos na região da Baixada Santista, Litoral Sul e Norte a partir de sua memória cultural e tradições, que apresentam potencial para seguir esta linha de raciocínio, por ter sido uma das primeiras regiões formadoras de nossa sociedade. E aos moldes do município supracitado, apesar de se apresentar, ainda, de um modo também tímido, mas que preserva traços de suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atrativos turisticos
  • Atrativo Turístico
  • Atrativos Turísticos da cidade de Quixadá
  • A Natureza como atrativo turistico
  • Principais atrativos turísticos do Acre
  • Atrativos turisticos poços de caldas
  • A Casa das Rosas como atrativo turistico
  • A gastronomia enquanto atrativo turístico-cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!