Uanda dikamba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UANDA DIKAMBAa
expressão num dialeto africano que quer dizer rede de amigos

Se não amamos o nosso irmão, jamais poderemos dizer que o Amor do Pai está em nós. I Jo 3:20b.
Uma das coisas que odiscipulado tem me proporcionado é a oportunidade de rever velhos hábitos, pensamentos, falácias, enfim, coisas que "varremos para debaixo do tapete" durante a vida inteira. E nem acredito que sejafruto da vontade e consciência de todos nós, mas, do pseudo-evangelho, formal e teórico, que fomos levados viver.
Durante a última semana, percebi uma considerável mobilização nos mais diferentesmeios quanto ao Dia da Consciência Negra, e pensando sobre tudo isso, constatei que a Igreja (a nossa) não se manifesta sobre o tema, seja por omissão, ignorância ou cauterização de suas tradiçõeseuropéia e americana.
Certamente sua impressão ao ler as primeiras linhas, é que estou advogando em causa própria, todavia, o que passo a relatar não é decorrente da minha origem afro-indígena, mas, daverdade contida nas Escrituras que diz que fomos criados à imagem e semelhança do Eterno.
Há expressões que podem causar um certo impacto à sua moral, mas, com o mínimo de sensibilidade há de concordarcomigo. Cheguei à conclusão que racismo se ensina, me recordei que em nenhum momento meus pais me ensinaram a identificar as pessoas pela cor, ao passo que em qualquer outro lugar parece ser a formamais eficiente pra fixar a identidade de alguém.
Presenciamos alusões a datas comemorativas, onde, seguindo o exemplo do restante do país, reverenciamos nossos heróis brancos, de militares apersonalidades diversas, independentemente do que representam pra nós cristãos, como se a história desse chão fosse construída a partir da influência exclusiva dos colonizadores europeus. Crentes que fazemum presépio no templo com cantatas e dramatizações, e uma "presepada" em casa, enfeitando-a com guirlandas e bolas, numa total alienação da identidade.
Com isso, não vejo necessário evocar...
tracking img