UAM RMGM CE Crise Apple

653 palavras 3 páginas
Pós-Graduação em Comunicação Corporativa
Comunicação Externa
Prof. MsC. Renato Martinelli

BBC mostra condições degradantes em fábrica de iPhone e Apple responde: ‘profundamente ofendidos’

Emissora flagra jornadas de trabalho de até 16 horas e menino de 12 anos em mina. ‘Nós podemos melhorar. E o faremos’, rebate empresa

Reportagem flagrou funcionários, exaustos, adormecendo na linha de produção - BBC / Reprodução

LONDRES — Um programa exibido pela BBC nesta quinta-feira (18/12/2014) está causando mal-estar entre a emissora e a Apple. A reportagem “Apple quebrou as promessas” mostrou as condições degradantes às quais os funcionários de uma fábrica da Pegatron em Xangai — que produz iPhones 6 — estão submetidos, como longas jornadas de trabalho e ausência de descanso semanal. Em uma mina de estanho na Indonésia, os jornalistas flagraram crianças trabalhando. Em e-mail assinado por Jeff Williams, vice-presidente global de operações, a empresa mais valiosa do mundo rebateu as acusações e se disse “profundamente ofendida”.

Repórteres da emissora britânica conseguiram se infiltrar como funcionários e mostraram turnos exaustivos de 12 horas diárias de trabalho, que em alguns dias chegaram a 16 horas, sem que os trabalhadores pudessem optar por não cumprir as horas extras. Um dos jornalistas foi obrigado a trabalhar por 18 dias seguidos, sem direito a qualquer folga.

— Mesmo que estivesse com fome, eu não conseguia me levantar para comer. Só queria deitar e descansar — relatou um repórter.

As condições dos dormitórios também impressionaram a reportagem. Num quarto minúsculo, 12 trabalhadores tentam conseguir espaço para descansar. Nas imagens é possível ver vários trabalhadores dormindo, esgotados, na linha de montagem. Em dado momento, um superior avisa sobre o risco de morrer eletrocutado pelos equipamentos.

Em e-mail enviado a 5 mil funcionários no Reino Unido e publicado pelo jornal “Telegraph”, a Apple acusa a emissora de ter omitido o posicionamento da

Relacionados