TÚNEL AERODINÂNICO

361 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ADMINISTRAÇÃO 2013-1

DANIELLE SANT’ANA DE OLIVEIRA

GESTÃO TECNOLÓGICA E DO CONHECIMENTO
TÚNEL AERODINÂMICO

Resende
2013

Túnel aerodinâmico

Os túneis aerodinâmicos nada mais são do que estruturas que propiciam a simulação do comportamento do ar em relação a diversos tipos de objetos, como aviões, carros e até mesmo na construção civil. A instalação permite observar o movimento do ar ao redor dos itens inseridos dentro dele, o que não é possível realizar facilmente em uma situação normal, por exemplo, quando uma aeronave está em pleno vôo.

No setor automobilístico, esse tipo de construção é utilizado para testar o comportamento de automóveis, simulando-os em alta velocidade. Permitindo a criação de carros mais estáveis e mais rápidos apenas por meio de alterações na aerodinâmica. A Ford é uma das empresas que utilizam mais fortemente esse tipo de estrutura para realizar testes em seus carros antes do lançamento. A sede da companhia possui uma estrutura completa no quesito de túneis aerodinâmico.

As conseqüências impactadas no carro pelas tempestades simuladas são medidas por meio de uma balança com precisão para detectar desde o peso de uma moeda até cargas de 4 toneladas. Além disso, também são utilizados lasers para identificar o trajeto percorrido pelo ar ao redor do automóvel submetido aos testes.

Como a instituição-modelo em relação a tecnologias relacionadas a aeronaves e suas variações, a NASA também possui estruturas específicas para testar os seus projetos utilizando túneis de vento, que simulam a geração de ventos a velocidades absurdas.

As instalações utilizadas pela NASA permitem que os engenheiros controlem as condições que afetam diretamente a aeronave. Essas estruturas puxam o ar externo jogando-o para dentro da área de testes e, então, empurram o vento para fora novamente, fazendo com que seja gerada uma recirculação de ar dentro do túnel.

Relacionados

  • Experi Ncia I MECFLU M
    2986 palavras | 12 páginas