Tópico 5 - Entrada e Saída, Poder de Mercado e Análise Setorial A Economia da Estratégia (Besanko, Dranove, Shanley e Schaefer) Capítulos 11 e 12 Economia Industrial de Luiz Cabral Capítulo 4

4772 palavras 20 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Gestão Pública para Desenvolvimento Econômico e Social

Tópico 5 - Entrada e Saída, Poder de Mercado e Análise Setorial
A Economia da Estratégia (Besanko, Dranove, Shanley e Schaefer) Capítulos 11 e 12
Economia Industrial de Luiz Cabral
Capítulo 4

Microeconomia
Professor Romero Rocha

Rio de Janeiro
Novembro/2014

A P R E S E N T A Ç Ã O

Neste breve trabalho a intenção foi de expor as noções do entendimento de poder de mercado, entrada e saída de empresas no cenário econômico e a analise setorial, que avalia o desenvolvimento da empresa e identificar os fatores essenciais que afetam o desempenho da mesma.
Trazendo do entendimento técnico, para uma linguagem um tanto quanto menos técnica, na medida do possível. Ao colocar aqui as citações dos textos-base para apontamento e exposição dos autores e respectivos assuntos tratados.

Poder de Mercado
O exercício de poder de mercado se dá quando a empresa tem em seu produto uma gama de características tais que qualquer outro produto não há como satisfazer perfeitamente a substituição do mesmo. Que resulta em “um produto capaz de elevar a competitividade das indústrias que dele fazem uso, frente às sua concorrentes”.
O autor (Luiz Cabral) começa com três perguntas que ele nomeia como “três questões centrais”:
A) Existe poder de mercado?
B) Quais as conseqüências do poder de mercado?
C) Que pode fazer o Estado... 1) para remediar as situações de ineficiência? Ou 2) para evitar as conseqüências negativas do poder de mercado?
Sim. Existe poder de mercado. Mas essa existência faz com que a concentração de mercado desfaça o nível competitivo, minando a oportunidade do consumidor de escolher o melhor para si.
As empresas procuram maximizar seus lucros, mas para melhorar a sua situação, e conseqüentemente o poder de mercado, elas trançam meios para atingir o objetivo, ter maior alcance de mercado,

Relacionados