TÉCNICAS ESPECTROCÓPICAS UTILIZADAS EM ANALISES QUÍMICAS / RESENHA SOBRE A TÉCNICA DE ABSORÇÃO ATÔMICA

1632 palavras 7 páginas
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA
PRÓ – REITORIA DE EXTENSÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FRANCISCO ALTIELIS LIMA MAGALHÃES

TÉCNICAS ESPECTROCÓPICAS UTILIZADAS EM ANALISES QUÍMICAS

PARAGOMINAS - PA
2012
FRANCISCO ALTIELIS LIMA MAGALHÃES

TÉCNICAS ESPECTROCÓPICAS UTILIZADAS EM ANALISES QUÍMICAS

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Análise Instrumental, ministrado pelo professor Pedro Moreira de Sousa Junior.

PARAGOMINAS - PA
2012
Pedro Moreira de Sousa Junior. POTENCIOMETRIA, Descrição do contexto Analise Instrumental. Artigo do IFPA . Disponível na plataforma de estudo do IFPA, na disciplina Analise Instrumental. Acessado no dia 29 de Novembro 2012.

Diante “do texto iremos mencionar a técnica da potênciometria consistentes em métodos que se baseiam na medida da f.e.m. de uma célula galvânica (pilha) de maneira que o potencial de um dos eletrodos componentes depende das atividades dos componentes do sistema interessado”. Potenciometria pode ser também ou método potenciométrico de análise química que são métodos que baseiam-se na medida da diferença de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de corrente. É um método utilizado para detectar o ponto final de titulações específicas (chamada, pelo uso do método, de titulação potenciométrica), ou para a determinação direta de um determinado constituinte em uma amostra, através da medida do potencial de um eletrodo íon-seletivo, aquele que é sensível exatamente ao íon em análise. Tal processo descrito tem por objetivo determinar dados sobre a composição de uma solução de acordo com o potencial apresentado pelos dois eletrodos. Onde, mediante condições reversíveis se determina a medição do potencial, o que implica no tempo suficiente para alcançar o equilíbrio.

Relacionados