Técnicas de Gameficação em AVAs: Um Estudo de Caso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

3193 palavras 13 páginas
Técnicas de Gameficação em AVAs: Um Estudo de Caso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle
Alexandre S. Roque, Eno R. Geiss, Cristina P. Santos, Denilson R. da Silva
Departamento de Engenharias e Ciência da Computação - DECC
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
Avenida Universidades das Missões, nº 464 Caixa Postal 203 – 98.802-470
Santo Ângelo – RS – Brasil enorenato@hotmail.com, {roque, paludo, deniro}@santoangelo.uri.br

Abstract. With several studies shows the need for technological tools aimed at teaching that promotes competition among students through gamification.
Therefore, this article presents the development of a "block" applied within the
Moodle environment that uses gamification techniques as a tool to aid the learning process. The work consists of the modeling and implementation of a computational tool that includes interactive activities. As the result one obtains "Block" Gamelearning, which aggregates gamification techniques to courses included in the Moodle VLE motivating teaching professionals in the use of these characteristics of the games.
Resumo. A partir de estudos viu-se a necessidade de ferramentas tecnológicas voltadas para o ensino que promovam a competição entre os estudantes por meio da Gameficação. Sendo assim, este artigo apresenta o desenvolvimento de um “Bloco” aplicado no ambiente Moodle que utiliza técnicas de
Gameficação como uma ferramenta de auxilio para o processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho é composto pela modelagem e a implementação de uma ferramenta computacional que contemple atividades de interação. Como resultado obtém-se “Bloco” Gamelearning, que agrega técnicas de
Gameficação aos cursos inseridos no AVA Moodle impulsionando estudantes e profissionais de ensino em geral no uso de tais características dos jogos.
Palavras Chave: Gamificação; Ambientes Virtuais de Aprendizagem

1. Introdução
A história das práticas inerentes ao processo de

Relacionados